Sábado, 20 Abril 2024

Listas

Nova ponte, viaduto e túnel são tentativas para desafogar o trânsito em Alphaville

Especiais

Nova ponte, viaduto e túnel são tentativas para desafogar o trânsito em Alphaville

​Barueri e Santana de Parnaíba somam mais de 266 mil veículos, segundo dados do Denatran

O viaduto da Araguaia foi entregue recentemente (Divulgação/PMB)

Junto com o crescimento da região, se instalou em Alphaville o problema de excesso de veículos. O bairro projetado para ser residencial, passou a receber muitas empresas, cerca de seis mil somente do lado de Santana de Parnaíba, o que torna o tráfego cada vez mais intenso. Uma das principais reclamações discutida pelos moradores, pode estar próxima de ser solucionada. Para desafogar o trânsito, os prefeitos de Barueri, Rubens Furlan e Santana de Parnaíba, Elvis Cezar têm investido em obras. Juntos, os municípios somam mais de 266 mil veículos, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), com base em agosto de 2019.

Foi inaugurado recentemente o Viaduto Antonio Furlan, o "Viaduto da Araguaia", com a expectativa de reduzir em cerca de 65% o tempo para atravessar a via. De acordo com estimativa do Departamento Municipal de Trânsito de Barueri (Demutran), órgão vinculado à Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, anteriormente, os motoristas levavam aproximadamente entre 15 a 20 minutos para cruzar a Alameda. Agora, com o viaduto, o tempo diminuiu para cerca de 5 a 8 minutos.

Ainda segundo o Demutran, foi previsto que 20% dos veículos deixarão de passar pelo Km 21 da rodovia Castello Branco (saída e entrada pela Avenida Piracema) e pelo km 23 (região da Alameda Rio Negro). Neste caso, os condutores terão como nova opção o acesso pelo km 22 pela Avenida Sylvio Honório Álvares Penteado.

T Ú N E L
A empresa DP Barros já foi considerada habilitada para a execução da construção da passagem inferior (túnel) sobre a Avenida Yojiro Takaoka. A informação foi publicada na Imprensa Oficial no dia 9 de agosto. A expectativa da administração de Santana de Parnaíba era de iniciar a obra, pelo menos, até o fim deste ano. Porém, em contato com a prefeitura, ela informou por meio de nota que ainda não há uma previsão definida para começar os trabalhos.

O secretário municipal de obras, Evandro Barros, já havia adiantado à reportagem que, a princípio, a ideia é construir um túnel em ambos os sentidos, começando na Avenida Marcos Penteado, atravessando a Avenida Yojiro Takaoka e chegando até a Avenida Universitária.


​P O N T E
A 'nova ponte' de Santana de Parnaíba sobre o Rio Tietê deve sair do papel ainda este ano, de acordo com o prefeito Elvis Cezar, durante entrevista exclusiva à Folha de Alphaville. O projeto, anunciado em 2015, faz parte do plano de metas para 2019. O objetivo é garantir fluidez aos motoristas que acessam o centro do município e a região da Fazendinha, além do bairro de Alphaville.


Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/