Casa arrumada facilita a rotina dos moradores

Marcenaria - Planejamento dos armários pode ser uma solução para tirar o máximo proveito do espaço (Carlos Piratininga)

Talvez você não perceba, mas a organização afeta sua rotina e seu humor. Assim, especialistas dão dicas preciosas para manter tudo arrumado.

Armários e closets podem ser feitos, inclusive, em ambientes pequenos. A arquiteta Cristiane Schiavoni aconselha a marcenaria planejada para aproveitar ao máximo a metragem disponível, assim como o closet aberto, apenas com uma porta de entrada. "Você 'entra' nesse armário e consegue visualizar, como um todo, tudo que existe nele."

É possível, ainda, fazer penteadeira ou gavetas com divisórias, dependendo da área disponível. No caso de closets compartilhados por casais, é necessário calcular fatores como altura de cabides e largura de gavetas.

"Uma iluminação bem distribuída auxilia na escolha das peças com mais precisão. A luz branca é a melhor opção", orienta a arquiteta Karoline Martins, que atua em Alphaville. Banquetas, tapetes e espelhos, segundo ela, também são muito bem-vindos.

No devido lugar

As peças usadas diariamente, como roupas íntimas, devem ficar sempre à mão, nas gavetas de cima, de acordo com Érica Duarte, coordenadora da divisão de decoração e organização da Telhanorte. Pijamas, por exemplo, podem ficar nas de baixo.

Roupas de festa devem ser colocadas juntas. Itens como relógios, cintos e objetos utilizados raramente podem ficar em caixas. O uso pode ser readequado conforme mudam as estações do ano.

Os cabides arredondados são mais indicados por evitarem o desgaste das peças. "Inserir os cabides na mesma direção favorece o ganho de espaço no armário", ressalta Érica. Roupas de lã e malhas não devem ser penduradas, pois deformam.

Bagunça afeta especialmente idosos e crianças

Para a personal organizer Flavia Taulois, a organização está ligada à saúde e o segredo é desapegar, descartar e limpar. "Não espere acumular. Organize e discipline para fazer disso um hábito."

O mesmo vale para o local de trabalho. A bagunça do escritório pode comprometer a produtividade, o tempo e o foco.

Rotinas também ajudam na estabilidade e na segurança de crianças e idosos. Para quem tem dificuldades de locomoção e memória, é preciso observar circulação, disposição dos móveis, iluminação, pisos e acessibilidade dos itens mais usados. Esconda objetos perigosos, tapetes, quinas e fiação. 

Veja mais notícias sobre EspeciaisCasa & Decoração.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 16 Novembro 2019

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário