Sexta, 01 Março 2024

Listas

A união faz a força

Comunidade ativa Especiais

A união faz a força

 Alphaville conta com grupos, associações e ONGs que buscam por melhorias em diferentes setores

AREA oferece diferentes serviços à comunidade, como segurança e monitoramento, nos limites do centro empresarial (Foto: Felipe Barros)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

Ao longo desses anos, Alphaville ganhou grupos, associações e ONGs que nasceram com o objetivo de unir forças para promover melhorias em diferentes setores do bairro. É o caso da Associação Empresarial e Residencial de Alphaville (AREA). A entidade foi fundada em 1980 para suplementar os serviços públicos de manutenção, segurança e controle urbanístico do bairro de forma a promover uma ocupação ordenada com valorização dos imóveis. 

"Quando a Construtora Albuquerque Takaoka implantou o loteamento, Barueri era um pequeno município em formação. Então decidiram implantar regras urbanísticas e criar uma associação de todos os compradores para ordenar a ocupação e prestar serviços de segurança e manutenção de forma a valorizar o empreendimento", explicou Leonardo Cunha, integrante da AREA. 

Hoje, a associação oferece os serviços de segurança e monitoramento, manutenção e conservação e departamento técnico nos limites do Centro Empresarial (Rio Tietê, muros dos residenciais 1 e 2, Estrada da Aldeinha e Avenida Tamboré).

"Nesses 50 anos, os serviços prestados pela AREA resultaram em segurança, limpeza e paisagismo bem cuidado. As restrições de construção ordenaram o crescimento e tudo isso atraiu empresas e investimentos cada vez mais sofisticados, com valorização e liquidez dos imóveis. Além disso, a associação tornou-se um canal de reivindicações e interlocução com os órgãos públicos, além de atendimento das demandas dos associados", destacou.

Mais entidades

Com o objetivo de aproximar a sociedade civil dos representantes da segurança pública estadual, visando a cooperação mútua e integração em prol da melhoria da segurança local, há 26 anos foi fundado o Conselho Comunitário de Segurança Alphaville-Tamboré. 

Mensalmente, são realizadas reuniões, com as autoridades policiais, representantes da segurança privada local e da comunidade, onde são analisadas as ocorrências apresentadas pelas autoridades policiais que ouvem as demandas da comunidade e buscam dar tratativas às questões. 

"Devido a essa integração, foi criada a rede de rádio denominada Alerta Geral que, na eventual ocorrência grave em andamento, aciona as bases da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal de Barueri, Polícia Rodoviária/CCR ViaOeste, Defesa Civil, SEMURB e as seguranças privadas de Alphaville", explicou Gislane Gandra Lima, presidente do Conseg". 

Com foco em fomentar o empreendedorismo na cidade, há mais de 30 anos nasceu a Associação Comercial e Industrial de Barueri (Acib). Entidade busca fomentar o ambiente de negócios local.

Rotary Club

O Rotary Club de Barueri-Alphaville foi fundado em 1981 e foi precursor de boa parte do movimento rotário na região metropolitana oeste de São Paulo. A entidade atua nas comunidades mais carentes da região com programas sociais.

Entre as frentes de trabalho da SOS Pet Alpha estão as feiras de adoção (Foto: GABRIELA DALPRÁ/SOS PET ALPHA)

 União pela causa animal

Ser a voz dos animais, lutando por seus direitos e amparando todos aqueles que necessitam de cuidados. Essa é a missão da SOS Pet Alpha (@sospetalpha), ONG que nasceu em 2017 por meio da união de vizinhos do bairro. 

Desde sua fundação, a entidade realizou 2.700 resgates e 2.500 adoções. "Eu acredito que nosso projeto tem contribuído imensamente para melhorar a vida dos animais. Infelizmente não conseguimos resgatar todos, mas todos que resgatamos, nós garantimos que ele terá o melhor tratamento, que vão ser respeitados e doados para famílias responsáveis", explicou Ana Luisa Carboni, presidente da SOS. 

Ela destacou ainda que a união de forças é de suma importância para trabalhar em prol dos animais. "Quanto mais ONGs, mais protetores, melhor, pois vamos dividindo um trabalho que é imenso. Importante cobrar também das políticas públicas, principalmente, mutirões de castração em massa", destacou.

Projeto Irmãos Juntos BR nasceu em 2020 durante a pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Uma ajuda para quem mais precisa

Para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade, em 2020, o morador de Alphaville Oliver Okazaki criou o projeto Irmãos Juntos BR. Em quase quatro anos, o grupo já doou mais de 300 toneladas de alimentos em mais de dez comunidades da região, em torno de Alphaville. 

"Doamos sempre que podemos principalmente alimentos para quem está passando fome ou dificuldade real. Ajudamos muito no inverno com cobertores e roupas de frio e levamos alegria em datas festivas, como Páscoa, Dia das Crianças e Natal", destacou Oliver. Conheça mais pelo Instagram (@irmaosjuntosbr).

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/