Quarta, 01 Mai 2024

MKT & Negócios

Google Meet, Zoom ou Skype? - vantagens e desvantagens das plataformas!

Empresas

Google Meet, Zoom ou Skype? - vantagens e desvantagens das plataformas!

A videoconferência é uma ferramenta indispensável nos dias de hoje. Nós verificamos as principais ferramentas para analisar as suas vantagens e desvantagens 

(Foto: Mati Flo on Unsplash)

Qual a utilidade dessas plataformas?

Os três aplicativos deste artigo permitem que você faça uma videochamada com uma ou mais pessoas de outras partes da sua cidade, estado ou país, e ainda realize reuniões de trabalho ou tutoriais. Eles são todos compatíveis com computador, tablets e celulares, então você não terá problemas em usá-los onde quer que esteja.

Se ainda estiver indeciso, é possível testar as três plataformas gratuitamente, e você pode convidar algum amigo para realizar estes testes.

O ideal é que seja realizada alguma atividade para este teste, e recomendamos esta incrível plataforma de jogos online chamada "Vulkan Vegas Casino". Ao se cadastrar, você poderá desfrutar de diversos jogos e testar as plataformas de videochamada com o seu grupo para escolher a melhor opção!

Veja abaixo as vantagens e desvantagens de cada plataforma:

Google Meet

O Google Meet é gratuito para todos os usuários do Google. A versão gratuita suporta até 100 participantes. Além disso, o limite de tempo para usuários gratuitos é de 60 minutos, ao contrário do Zoom, que limita sua versão gratuita a uma reunião de 40 minutos. Obviamente, por ser inerentemente integrado a outros serviços do Google, os usuários com contas do Google existentes podem começar a usar o Google Meet imediatamente.

Uma vantagem importante desta plataforma sobre aplicativos de mensagens como Google Hangouts, Facebook Messenger, WhatsApp, Viber e Telegram, entre outros, é que ela inclui ferramentas abrangentes para produtividade e interatividade. Por exemplo, o recurso de compartilhamento de tela permite que um palestrante apresente um documento, planilha, apresentação ou guia do navegador aos participantes.

Outra vantagem do Google Meet é que é relativamente fácil de usar. Entrar em uma reunião é tão simples quanto clicar ou tocar em um link. A plataforma também está disponível via aplicativo da web ou um aplicativo nativo dedicado para macOS, Microsoft Windows, iOS e iPad OS e sistemas operacionais Android.

No entanto, em comparação com outros serviços e aplicativos de videochamada, como o Zoom, a lista de recursos deveria ter sido aprimorada e estendida para melhor produtividade, interatividade e colaboração remota.

Por exemplo, falta um recurso nativo para realizar anotações em uma tela compartilhada. As anotações podem ajudar a destacar certas partes de uma apresentação ou promover a interatividade entre os participantes. Equipar a plataforma com recursos adicionais requer o uso de extensões do Google Chrome de desenvolvedores de terceiros.

Quando se trata de suporte para o número máximo de participantes, o Zoom ainda leva vantagem. Lembre-se que o Plano Básico suporta apenas até 100 participantes enquanto o Plano de Negócios suporta até 150 e o Plano Empresarial suporta até 250. Por outro lado, o Plano de Negócios do Zoom suporta até 300 participantes e o plano de nível superior tem capacidade para até 1.000 participantes de reuniões interativas.

Além disso, existe um aplicativo otimizado para iOS e iPads, bem como para sistemas operacionais Android. No entanto, não há aplicativo de desktop dedicado ou nativo. A plataforma só é acessível por meio de um navegador da Web para sistemas operacionais de desktop, como Windows, macOS e Chrome OS.

Zoom

Quando comparado a aplicativos e serviços semelhantes, o Zoom tem a maior capacidade máxima de participantes. O plano gratuito suporta até 100 participantes, enquanto o plano de nível empresarial pode hospedar até 500 participantes. Um complemento opcional pode estender a capacidade para 1.000 participantes.

Outra vantagem do Zoom é a confiabilidade do desempenho. A experiência geral do usuário geralmente é estável, em média, com base nas avaliações das autoridades de tecnologia. Ele supera facilmente outros aplicativos de bate-papo por vídeo e videoconferência, como Skype e Facebook Messenger.

A empresa mantém data centers em todo o mundo usando serviços de computação em nuvem da Amazon Web Services, Oracle Cloud e Microsoft Azure. Sua infraestrutura de nuvem expansiva garante conectividade estável e confiável.

A qualidade de vídeo e áudio também é confiável e impressionante. A qualidade do vídeo é de até 720p, enquanto o áudio é tão claro quanto às chamadas telefônicas com fio e ainda melhor do que as chamadas de voz móveis em uma conexão estável à Internet.

O Zoom pode ser executado em macOS da Apple, Microsoft Windows, Chrome OS do Google, em distribuições Linux, bem como em sistemas operacionais Android e iOS ou iPadOS. No entanto, é consideravelmente pesado em recursos de sistema.

A tela de compartilhamento tem alguns atrasos, mas tolerável. Uma outra desvantagem do Zoom é que seu desempenho geral ainda dependerá da conexão com a Internet do usuário. Em média, ele precisará de 600 MB a 1,70 GB de dados por hora. Por isso, é aconselhável usar esta plataforma em um plano de conexão ilimitada à Internet com velocidade de download e upload de pelo menos 5 Mbps.

As sessões usando o plano gratuito duram apenas 40 minutos. Obviamente, o organizador pode reiniciar a reunião, mas isso significaria reabrir o aplicativo e reenviar um novo link de reunião para os participantes. Observe que a reunião será encerrada automaticamente após o limite de 40 minutos.

Skype

Há apenas uma plataforma de comunicação que foi pioneira na tecnologia e resistiu ao teste do tempo: o Skype. E ainda é um dos melhores até agora.

O que provavelmente é único no Skype é que ele atende às necessidades de ambos os mundos: empresarial e pessoal. É uma solução obrigatória para empresas e, ao mesmo tempo, uma escolha popular ao se conectar com familiares e amigos em qualquer lugar do mundo.

Atualmente, o Skype continua sendo uma das soluções de comunicação mais populares que oferecem bate-papo por texto, áudio e vídeo. Ele oferece uma série de recursos, incluindo bate-papo individual/em grupo, bate-papo por vídeo, videoconferência e mensagens instantâneas, por isso é uma ferramenta importante de colaboração para muitas empresas hoje. Também oferece chamadas baratas de longa distância para telefones fixos e móveis. Além disso, ele suporta várias funções de colaboração em equipe, como compartilhamento de documentos e comunicações em equipe.

Além disso, o Skype e o Skype for Business já são parte integrante das equipes do Microsoft Office e da Microsoft. Isso significa que todos os usuários do Windows terão acesso instantâneo a essa excelente ferramenta, incluindo integração com as várias ofertas de produtos da gigante da tecnologia.

Entretanto, ser uma tecnologia tão madura não poupa o Skype de vários problemas. Por exemplo, os usuários relatam que o Skype tende a congelar muitas vezes, o que torna a chamada de vídeo borrada e pixelizada. Isso força os usuários a encerrar imediatamente a chamada e fazer uma nova chamada. Isso tem um impacto considerável na experiência do usuário. Da mesma forma, o Skype sofre de algumas falhas técnicas que o impedem de atingir seus recursos ideais. Embora o Skype seja conhecido por ter áudio e vídeo melhores que o Zoom, ele possui alguns problemas de instabilidade.

Os usuários também relatam que é difícil receber suporte ao cliente de representantes do Skype. Além disso, a plataforma continua a falhar no aspecto de facilidade de uso, problemas de conectividade e requisitos de largura de banda massiva.

Então, qual a melhor ferramenta?

Agora temos uma visão melhor de suas diferenças nesta comparação entre o Google Meet, Zoom e Skype. Ambas as soluções oferecem alguns dos melhores recursos, ferramentas, usabilidade e confiabilidade do setor. Eles também oferecem uma ampla gama de vantagens.

Enquanto o Skype é um protocolo de voz sobre Internet, o Zoom é uma empresa de videoconferência dedicada a isso e o Google Meet faz parte do G-Suite, depende de seus requisitos para escolher um. Todos os três são amplamente usados, têm recursos diferentes e têm insights e classificações iguais.

Google Meet vs Zoom vs Skype, todos os três estão lançando atualizações e implementando mais recursos com frequência para fornecer uma ótima experiência ao usuário. A escolha depende da duração da reunião, dos recursos, do tamanho da equipe e da frequência da reunião. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/