Sexta, 26 Abril 2024

MKT & Negócios

Empresa japonesa cria sapatos com GPS para encontrar idosos perdidos

Empresas

Empresa japonesa cria sapatos com GPS para encontrar idosos perdidos

Pessoas que sofrem de demência justamente não costumam usar smartphones capazes de oferecer localizações, daí a ideia de inserir o GPS no interior do calçado

Pessoas que sofrem de demência justamente não costumam usar smartphones capazes de oferecer localizações, daí a ideia de inserir o GPS no interior do calçado. (Foto: Divulgação)

A empresa japonesa Wish Hills uniu necessidade com criatividade ao desenvolver o primeiro sapato com GPS, uma ideia que em princípio pode parecer curiosa, mas que é capaz de ajudar idosos que sofram, por exemplo, de demência.

Batizados de "GPS Dokodemo Shoes", os sapatos possuem um localizador instalado no pé esquerdo, capaz de oferecer a posição de quem os veste através de smartphones e computadores.

Segundo um porta-voz da empresa, pessoas que sofrem de demência justamente não costumam usar smartphones capazes de oferecer localizações, mas sapatos elas sempre usam, daí a ideia de inserir o GPS no interior do calçado.

A tecnologia envia notificações para um dispositivo toda vez que o usuário se afasta de casa, e ainda oferece a posição da pessoa em um mapa.

Segundo a empresa os "GPS Dokodemo Shoes" são capazes de salvar vidas, e custam cerca de R$ 1 mil, mas estão disponíveis por enquanto somente no Japão, um dos países com a população mais velha do mundo – cerca de 25% dos japoneses superam os 65 anos de idade. No mundo, aproximadamente 47,5 milhões de pessoas sofrem de demência. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/