Domingo, 29 Novembro 2020

MKT & Negócios

Dicas importantes de segurança no trabalho: Como prevenir acidentes

Empresas

Dicas importantes de segurança no trabalho: Como prevenir acidentes

Rmbora os imprevistos sejam inevitáveis, a segurança no trabalho é essencial para guiar gestores diante de suas empresas 

Trabalhar em alto nível, desempenhando serviços de maneira produtiva, é um dos principais requisitos no mercado de trabalho. E, embora os imprevistos sejam inevitáveis, a segurança no trabalho é essencial para guiar gestores diante de suas empresas.

Independente da área de atuação ou do lugar em que as tarefas são desenvolvidas, se deve estabelecer regras de segurança. Com o objetivo de preservar a integridade física dos colaboradores, antecipando alguns tipos de situação-problema. Daí surge a importância da prevenção de acidentes, de criar um local seguro para todos, com ferramentas adequadas para os trabalhos.

Você sabia que todos os anos milhões de trabalhadores se envolvem em acidentes de trabalho? São ocasionadas lesões sérias, algumas até incapacitantes, trazendo um enorme prejuízo na qualidade de vida do trabalhador, assim como para a empresa. Esta que deverá desembolsar uma boa quantia para indenizar as vítimas.

Entre os erros mais comuns que causam imprevistos aparecem:

Falta de atenção;

Ausência de itens de proteção;

Condições inadequadas de trabalho;

Carga horária indevida.

Diante desse perigoso cenário, se comprova a necessidade de investir em utensílios de segurança, condições mais justas para colaboradores e disciplina na organização dos ambientes. Para evitar este problema, confira as dicas importantes de segurança no trabalho: Como prevenir acidentes.

Utilização indispensável dos EPIs

Os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) são ferramentas essenciais de trabalho como todas as outras. E devem ser disponibilizadas de modo gratuito pelos gestores, para que seus funcionários cumpram suas metas com total segurança.

É importante destacar que cada tipo de serviço demanda equipamentos específicos para utilizar na jornada de trabalho. Em uma construção civil, por exemplo, é comum o uso de capacete, cinto ou colete protetivo, proteção auricular, luvas, óculos, botas e etc.

Assim como o papel da empresa é amparar seus colaboradores, a cobrança da utilização também deve partir dela. É imprescindível exigir dos profissionais o uso dos EPIs fornecidos previamente para as atividades executadas.

Importante: Se você estiver procurando os melhores EPIs, o site portaldaconstrucao.com tem uma lista com os mais vendidos, mais bem avaliados, etc, vale a pena dar uma conferida.

Providencie treinamentos de segurança

Os treinamentos de segurança, tal como as campanhas de conscientização, são fundamentais em um local de trabalho. A empresa pode dispor de um departamento de segurança no trabalho, para garantir a prevenção de acidentes no ambiente.

Seja como for, os exercícios contribuem para manter funcionários sempre em alerta. Além de indicar onde os utensílios de proteção devem ser mantidos. Hoje em dia, há ainda a possibilidade de contar com cursos na web sobre gestão de segurança no trabalho. A fim de preparar os funcionários e administradores para evitar possíveis problemas.

Pregue atenção no ambiente de trabalho

Uma premissa da vida para conseguir êxito nas ações é ter foco em tudo que se faz. Isso precisa ser aplicado diariamente também no ambiente de trabalho. Manter-se atento pode impedir ocorrências desastrosas em diversas circunstâncias, além de favorecer melhor a produtividade e a qualificação.

Em tempos de mídias sociais online praticamente toda hora, muitos trabalhadores se veem dispersos entre uma tarefa e uma rápida olhada nos dispositivos eletrônicos. Esse tipo de distração, bem como as conversas longas, cansaço, sono e mal estar podem oportunizar episódios perigosos.

Portanto, é interessante tornar evidente aos profissionais as principais condições de risco, apresentando inclusive as ações corretas.

Obedeça as Normas Regulamentadoras (NR)

A omissão perante os requisitos de segurança no trabalho é uma escolha grave que pode custar caro demais. Algumas empresas, que enxergam apenas a parte lucrativa, negligenciam a integridade de seus funcionários e não percebem que também sairão no prejuízo caso ocorra acidente no trabalho.

Produzir bons resultados exige profissionais dedicados, gestores preparados e maquinário de qualidade. Para criar um local mais seguro, obedeça as Normas Regulamentadoras com afinco. E não se esqueça das medidas legais para prevenção de incêndio.

Ponha essas regras em práticas o quanto antes. É uma dica importante de segurança no trabalho que deve ser seguida.

Insira sinalização em áreas de risco

A sinalização evita o trânsito de pessoas em áreas de risco, utilizar ferramentas defeituosas, caminhar em superfícies molhadas e etc. Sendo assim, seja você colaborador ou administrador da empresa, lembre-se que faz parte de uma equipe. E uma equipe precisa se comunicar! Apontar instrumentos com falhas, passagens pouco seguras e áreas instáveis é uma atitude digna para integrar uma empresa.

Então, os administradores devem implementar sinalização para prevenir acidentes no local. A segurança no trabalho é essencial para o sucesso de uma empresa.

Veja alguns exemplos de sinalização em áreas de risco:

Possibilidade de choque;

Queimaduras por elementos químicos;

Chão molhado;

Risco de explosões;

Material inflamável;

Dispositivo com defeito.

Essa dica importante de segurança no trabalho compõe as Normas Regulamentadoras que falamos acima (NR12 - item 12.10).

Elabore um manual de prevenção de acidentes

O manual de prevenção de acidentes é um documento preparado pela empresa sobre as políticas de segurança. Através desse registro os profissionais podem compreender de maneira objetiva as regras determinadas pela organização.

Para desenvolver a prevenção de acidentes adequadamente, manter uma cultura de segurança deve ser ação diária. Isso é possível ao contar com um manual completo, baseado nas normas regulamentadoras e nos POPs (Procedimento Operacional Padrão). 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 29 Novembro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/