Brasil recebe projeto que ensina braille à crianças deficientes visuais usando Lego

lego-braille-bricks-2
A partir do ano que vem, o projeto pretende envolver 763 mil estudantes no Brasil, sendo 11,6 mil os que têm deficiência visual. (Foto: Divulgação)

Uma parceria entre a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Fundação Dorina Nowill para Cegos, a Lego Foundation anunciou um novo projeto com a criação de peças de Lego customizadas, com o objetivo de ensinar o braille à crianças deficientes visuais.

A ideia começou em 2016, quando a Fundação Dorina Nowill lançou o Braille Bricks. Um ano depois, a fundação levou o projeto para votação no site Lego Ideas, mas não conseguiram os 10 mil votos necessários para viabilizar a produção das peças em escala global. Dois anos depois, o plano deu certo e o Grupo Lego e a Lego Foundation anunciaram o lançamento mundial do Lego Braille Bricks, durante a conferência de marcas sustentáveis em Paris, na França.

Os "Braille Bricks" são blocos de lego desenhados para que os pontos em relevo representem uma letra ou número do alfabeto braille. 

A partir do ano que vem, o projeto pretende envolver 763 mil estudantes no Brasil, sendo 11,6 mil os que têm deficiência visual. 

O Lego Braille Bricks é composto por cerca de 250 peças que cobrem o alfabeto completo, números de zero a nove, símbolos matemáticos selecionados e jogos interativos. As versões do brinquedo em alemão, espanhol e francês serão introduzidas no terceiro trimestre deste ano. 

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários: 1

Suelane Almeida dos Reis em Sexta, 26 Julho 2019 15:10

Olá, uma maravilhosa maneira de ensinar o Braille, preciso muito deste material, sou professora de Braille, meu aluno tem 6 anos , me ajudem a ter este material

Olá, uma maravilhosa maneira de ensinar o Braille, preciso muito deste material, sou professora de Braille, meu aluno tem 6 anos , me ajudem a ter este material
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 23 Outubro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário