Ao longo de 2019, os municípios da Região Oeste abocanharam R$ 8,3 milhões em royalties de petróleo, de acordo com informações da Agência Nacional do Petróleo (ANP). As cidades de Barueri, Osasco, Carapicuíba e Itapevi receberam R$ 1,69 milhão cada uma no ano passado, enquanto Santana de Parnaíba levou para casa R$ 1,56 milhão.
Os royalties são pagos pelas empresas que produzem petróleo e gás natural no território brasileiro à União, aos estados, ao DF e aos municípios como compensação financeira pela exploração desses recursos não renováveis.
Eles são depositados mensalmente a todos os beneficiários, de acordo com cálculos realizados pela Agência Nacional do Petróleo que levam em conta a alíquota de cada campo produtor, que pode variar de 5% a 10%, a produção mensal do campo e o preço de referência do gás e do petróleo no mês.
Em 2020, a região deve receber um valor menor, totalizando R$ 7,6 milhões, de acordo com as previsões da ANP. Neste ano, a estimativa é que Barueri, Carapicuíba, Itapevi e Osasco tenham direito, cada uma, a R$ 1,54 milhão. Já Santana do Parnaíba deve ter acesso a R$ 1,43 milhões em royalties no período.
As variações na cotação do petróleo, porém, serão determinantes para definir se os municípios terão mais ou menos receita oriunda dos royalties em caixa.
No início de janeiro, o barril do petróleo Brent bruto, que serve de parâmetro internacional para precificar o produto, superou os US$ 70,00, influenciado principalmente pela disputa entre os EUA e o Irã, depois de ter passado o ano de 2018 com um preço médio de US$ 64,00.
"A alta no petróleo e o aumento das tensões globais, que fazem com que os investidores busquem mais segurança investindo em títulos do tesouro americano, por exemplo, o que eleva o valor do dólar", diz Fabrizio Gueratto, consultor da 1Bilhão Educação Financeira.
Eles são depositados mensalmente a todos os beneficiários, de acordo com cálculos realizados pela Agência Nacional do Petróleo que levam em conta a alíquota de cada campo produtor, que pode variar de 5% a 10%, a produção mensal do campo e o preço de referência do gás e do petróleo no mês.
Em 2020, a região deve receber um valor menor, totalizando R$ 7,6 milhões, de acordo com as previsões da ANP. Neste ano, a estimativa é que Barueri, Carapicuíba, Itapevi e Osasco tenham direito, cada uma, a R$ 1,54 milhão. Já Santana do Parnaíba deve ter acesso a R$ 1,43 milhões em royalties no período.
As variações na cotação do petróleo, porém, serão determinantes para definir se os municípios terão mais ou menos receita oriunda dos royalties em caixa.
No início de janeiro, o barril do petróleo Brent bruto, que serve de parâmetro internacional para precificar o produto, superou os US$ 70,00, influenciado principalmente pela disputa entre os EUA e o Irã, depois de ter passado o ano de 2018 com um preço médio de US$ 64,00.
"A alta no petróleo e o aumento das tensões globais, que fazem com que os investidores busquem mais segurança investindo em títulos do tesouro americano, por exemplo, o que eleva o valor do dólar", diz Fabrizio Gueratto, consultor da 1Bilhão Educação Financeira.
Negócios
CNPJ passa a ser alfanumérico a partir de julho
Imposto de Renda
Segundo lote de restituição do IRPF 2026 já pode ser consultado
Economia
São Paulo lidera crescimento do setor de serviços no país
Guerra do Irã
Acordo entre EUA e Irã sinaliza reabertura de Ormuz, mas retomada deve ser gradual
Economia
Mais de 13 milhões de brasileiros devem exceder gastos durante a Copa do Mundo, aponta Serasa
MED 2.0
Golpes no Pix causam perdas de R$ 4,9 bilhões e colocam instituições financeiras em alerta
Negócios
Carrefour coloca campus do Tamboré à venda; lojas continuarão funcionando na região
Direito do consumidor
Acordo obriga Itaú a ressarcir clientes por cobranças indevidas de seguros
Em 2026
Municípios da região somam R$ 26,1 bilhões em potencial de consumo, revela estudo
Imposto de Renda
Receita Federal volta a receber declarações do IR em atraso; veja como é aplicada a multa