Quarta, 24 Abril 2024

Economia

Ranking das maiores franquias de 2021 traz duas empresas da região

Economia

Ranking das maiores franquias de 2021 traz duas empresas da região

Cacau Show e Mc Donald´s estão no topo da lista, aponta ABF 

Daniel Roque, Diretor de Expansão e Novos Canais da Cacau Show (Divulgação)
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias voltou a subir no mercado brasileiro. No ano passado, cresceu 10,7% quando comparado a 2020 e faturou mais de R$ 185 bilhões — redução de somente 0,9% frente a 2019, quando ainda não havia efeitos da pandemia na economia.

Na liderança das franqueadoras, continua O Boticário, com 3.652 pontos e crescimento de 0,9% em relação ao ano anterior. A região se destacou no segmento, com as empresas Cacau Show (acréscimo de 2,8 mil unidades) e McDonald's (mais 2,5 mil unidades), com sede em Itapevi e Barueri, que foram segunda e terceira colocadas, respectivamente.

Segundo o diretor de expansão e novos canais da Cacau Show, Daniel Roque, é gratificante figurar na segunda posição no ranking de maiores franquias do Brasil. "Isso é resultado de muito esforço e trabalho. Atualmente, temos presença nacional em mais de 1.200 cidades", disse.

Para este ano, a Cacau Show planeja expandir as operações e inaugurar 1.000 novas lojas. Esse número corresponde ao dobro de lojas abertas em 2021, ano que já representou um marco histórico de expansão da marca, que foi a abertura de 500 unidades. "Entendemos que Barueri tem potencial para pelo menos mais duas operações Cacau Show, enquanto Santana do Parnaíba tem potencial para mais uma operação", contou.

Sobre o sucesso que a empresa vivencia, Roque afirma que além dos principais pilares da marca, produtos de qualidade, preços justos e excelente apresentação de itens em embalagens presenteáveis, "acreditamos na reciprocidade e no propósito que nos move, que é tocar a vida das pessoas, através de experiências, oportunidades e impactos relevantes".

O Mc Donald´s foi procurado para comentar o ranking, mas não retornou à reportagem.

Retomada
Segundo a entidade representante dos franqueadores, alguns fatores foram essenciais para retomada do mercado no último ano: a suspensão das medidas restritivas de distanciamento social; aumento do movimento nos shoppings centers; além de novos modelos totalmente digitais.

Por fim, houve crescimento de 8% na rede de franquias, com 2.882 empresas e 170.999 unidades — 6,2% comparado a 2019. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/