Sexta, 01 Março 2024

Economia

Padarias e cafés com ambiente para negócios atraem, mas tema é polêmico

Economia

Padarias e cafés com ambiente para negócios atraem, mas tema é polêmico

Sindicato do segmento alerta para "transtorno" 

Le Pain oferece wi-fi e tem brunch concorrido (Foto: Redes sociais)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

Um estudo do Euromonitor revelou que há dois anos existiam 3,5 mil cafeterias no Brasil, mas esse número sobe para 13 mil quando contabilizamos as lanchonetes, bares e padarias. O ato de marcar uma reunião de trabalho em um ambiente de alimentação, aproveitando para fazer negócios enquanto se desfruta de um café e um lanche, pode ter turbinado o aparecimento de mais espaços.

Entretanto, essa tendência também tem gerado polêmica, como se viu recente pelo desentendimento entre o dono de uma padaria e um cliente em Bethaville, devido à proibição do uso de notebooks ou tablets no espaço. A situação acabou mal, com ameaças e boletim de ocorrência.

Apesar do crescente número de cafés, restaurantes e padarias que buscam oferecer espaços para reuniões rápidas ou para clientes que desejam trabalhar enquanto desfrutam de um bom Wi-Fi, Edson Pinto, presidente do Sindicato Empresarial de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Osasco - Alphaville e Região (SinHoRes), destaca que o uso indevido desses espaços se transformou em um transtorno.

O sindicato reforça que cafés, padarias, bares e restaurantes são empresas privadas de serviço de alimentação e que, para reuniões e outras atividades relacionadas ao trabalho administrativo e criativo, existem locais mais apropriados, como coworkings e espaços públicos.

No entanto, com a crescente demanda por esses ambientes, "é essencial que tanto os estabelecimentos quanto os clientes ajam com bom senso". Caso contrário, medidas restritivas podem ser adotadas para evitar prejuízos e garantir uma experiência satisfatória para todos os consumidores.

O advogado Marcio Kenji Gunzi Yamada destaca que os estabelecimentos comerciais podem restringir o uso de dispositivos eletrônicos se estiver atrapalhando a atividade desenvolvida ou causando perturbação no ambiente. "No entanto, a relação entre consumidor e fornecedor deve sempre se pautar na boa-fé e na razoabilidade".

Enquanto o tema continua gerando discussões acaloradas, a Folha de Alphaville pesquisou alguns locais onde é possível realizar reuniões com conforto, mas é importante devolver o bom serviço com um consumo adequado ao espaço oferecido. 

ONDE OS NEGÓCIOS FLUEM

1. Starbucks

Ambientes aconchegantes com sofás e mesas confortáveis. Oferece Wi-Fi gratuito e tomadas. Unidades no Iguatemi Alphaville (Al. Rio Negro, 111) e Shopping Tamboré (Av. Piracema, 669), funcionando das 10h às 22h.

2. Sterna Café

Oferece cafés especiais, lanches, bebidas e sobremesas, além do almoço. Espaço propício para reuniões. Localizado na Alameda Grajaú 219, funcionando de segunda à sexta, das 8h às 19h.

3. Sampa Coffee Station

Espaço descolado com decoração que remete à cidade de São Paulo possibilita encontro de negócios. Destaca pão de queijo, café espresso italiano Lavazza e brigadeiro de chocolate belga Callebaut. Localizado na Rio Negro, 500 – Alphaville, ao lado do Studio Velocity.

4. Fran's Café

Rede de cafeterias com tradição desde 1972. Oferece wi-fi, deck aberto e estacionamento grátis por uma hora tem 8 unidades em Alphaville. Uma delas, localizada na Alameda Rio Negro 1406, anexa ao Supermercado St Marche.

5. Le Pain Quotidien

Com wi-fi e ambiente que facilita reuniões de negócios, oferece tábua de brunch croissant, entre outros. Localizado no Shopping Tamboré (Av. Piracema, 669), funcionando das 10h às 22h.

6. Gocoffee

Cafeteria com ambiente sofisticado e wi-fi. Oferece sabores variados de café e fica no Brascan Century Plaza, na Av. Andrômeda, 885, em Alphaville, funcionando de segunda a sexta, das 9h às 18h. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/