Terça, 08 Outubro 2024

Economia

Moradora da região abre instituto para atendimentos psicoterápicos

Economia

Moradora da região abre instituto para atendimentos psicoterápicos

O Brasil é considerado campeão de casos de depressão na América Latina, segundo a Organização Mundial de Saúde

Regiane Strobilius é psicóloga e proprietária do Instituto Lego (Michela Brígida/Folha de Alphaville)

Dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde(OMS) mostram que os casos de depressão estão aumentando globalmente – 18,4% desde 2005 –, e que, até 2020, a doença será a enfermidade mais incapacitante em todo o mundo. No Brasil, em 2016, cerca de 75,3 mil trabalhadores foram afastados pela Previdência Social em razão do mal. Hoje, o país é considerado o campeão de casos na América Latina, com 5,8% da população com depressão.

Para atender a população que sofre desta doença, de ansiedade e outros tipos de transtornos mentais, a moradora da região há 24 anos, que é psicóloga, Regiane Strobilius, abriu em Alphaville o Instituto Lego (Praça das Tulipas, 8 -  CentroComercial de Alphaville). Ela conta que buscou desenvolver um espaço que integra vários serviços. "Havia uma demanda grande de pacientes que precisavam de vários profissionais na região. O paciente fica rodando em várias clínicas. Busquei fazer um lugar integrado para atender melhor o paciente, para que encontrasse aqui o acolhimento", falou.

O espaço
O espaço tem o objetivo de oferecer um serviço de alta qualidade com uma equipe  interdisciplinar. Integrados, os profissionais de diferentes especialidades atuam para um diagnóstico preciso e com resultados mais efetivos. "Nosso objetivo é analisar cada paciente como um todo, respeitando sua singularidade e não propor ações isoladas. Para isso, nossa equipe passa por atualizações e aprimoramentos constantes, os quais auxiliam no processo de intervenção, proporcionando aos pacientes maior qualidade de vida e bem-estar", contou Regiane.

Com o suporte de psicólogos, fonoaudiólogos, psiquiatras, psicopedagogos, neurologistas, neuropediatras, entre outros, o paciente é analisado de forma mais abrangente. "O corpo humano não é composto de peças isoladas, cada reação que temos é derivada de um contexto. A junção das  expertises de nossos profissionais contribui para diagnóstico mais assertivo".

O Instituto conta com uma programação de oficinas para crianças, adolescentes/jovens adultos e idosos, encontros e grupos operativos (grupo terapêutico), sessões de orientação vocacional (individuais e em grupo), assessoria para escolas, arteterapia, entre outros serviços.

Grupos
São feitos atendimentos em grupos para abordar interesses comuns e trazer respaldo para questões relacionadas a ingresso no mercado de trabalho (para jovens), assuntos relacionados ao envelhecimento (perdas e luto para idosos) e
também temas ligados à maternidade atípica (mães de pessoas com deficiência).

Psicodiagnóstico Infantil
O tratamento infantil foca no desenvolvimento do paciente, considerando o contexto familiar e social. "Atendemos crianças com autismo, síndrome de down, entre outras. A inclusão social é muito importante para nós e todo trabalho do Instituto Lego está voltado para auxiliar pacientes e familiares também neste contexto", disse Renata. Serão realizadas também oficinas, com duração de 1h30, quando a criança é acompanhada para o desenvolvimento. Mais informações pelo site:
www.institutolego.com.br.

Núcleo de estudos

O Instituto oferece um núcleo de formação continuada para profissionais da área da saúde e educadores que buscam elevar a qualidade e inovação nos serviços prestados. Profissionais de renome irão oferecer cursos, palestras, workshops e pesquisas científicas focadas em inovações para o desenvolvimento humano. No próximo dia 26 acontece o "Curso de Processo de Inclusão, Aprendizado e Desenvolvimento", em quatro módulos.


 


Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/