Domingo, 17 Outubro 2021

Economia

Endividamento chega a recorde de 71,4% dos brasileiros, aponta CNC

Economia

Endividamento chega a recorde de 71,4% dos brasileiros, aponta CNC

Percentual bateu recorde histórico no levantamento feito pela entidade 

A sondagem é realizada mensalmente (Pixabay)
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) informou na quinta-feira (5) que o número de brasileiros endividados bateu recorde histórico no levantamento feito pela entidade desde 2010. No mês de julho, eram 71,4% do total dos consumidores que carregavam alguma dívida, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic).

A sondagem é realizada mensalmente. No mês passado, a alta constatada foi de 1,7 ponto percentual em relação a junho. Comparado a um ano atrás, o índice teve aumento de 4 pontos percentuais.

De acordo com a entidade, os números elevados são reflexo direto de uma junção de fatores ruins da economia. A equação inclui o momento de inflação elevada, a redução dos estímulos sociais criados durante a pandemia do coronavírus e os níveis ainda altos de desemprego. São itens que diminuem o poder de compra e deterioram os orçamentos domésticos.

Na região, já foram celebrados mais de 2000 acordos de transação com devedores domiciliados em Barueri e Santana de Parnaíba, envolvendo débitos de R$ 1,2 bilhão. A arrecadação gerada até o momento pelos acordos foi de R$ 43,2 milhões. Os dados são da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e foram extraídos em junho deste ano. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 17 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/