Sexta, 04 Outubro 2024

Economia

Empresários e clientes se unem para valorizar comércio local

Economia

Empresários e clientes se unem para valorizar comércio local

"É uma excelente oportunidade, até pela logística que é mais rápida que a das grandes empresas", diz Marco Camargo 

Bar do Alemão, de Camargo tem loja no Alpha Square Mall que intensificou delivery. (Foto: Michela Brígida/Arquivo Folha de Alphaville)

O fechamento do comércio causado pelo combate ao novo coronavírus tem feito os pequenos empreendedores se desdobrarem para manter seus negócios em funcionamento. Além do investimento no serviço de delivery, outra ação tem ganhado força não só em Alphaville, mas em todo o Brasil: a valorização do comerciante local em detrimento das grandes redes e corporações. 

Em Alphaville, ações nesse sentido se popularizaram nas redes e a população está fazendo sua parte, apesar de todas as dificuldades.  

"É uma excelente oportunidade para as pessoas conviverem mais com o comércio local com um todo, até pela logística que é mais rápida do que a das grandes empresas, tem sido um aprendizado para todo mundo", diz Marco Camargo, proprietário do Bar do Alemão, que tem três estabelecimentos na região - dois deles, em shoppings, estão fechados. 

Por outro lado, o movimento por delivery em sua unidade do Alpha Square Mall aumentou, em boa parte devido a ligação mais próxima com os consumidores. "Eu estou vendo as pessoas tentarem ajudar umas às outras", diz o empresário. "O delivery está muito forte, se intensificou, o nosso cliente está em casa, mas não deixa de consumir", afirma. 

Segundo dados oficiais do Sebrae (2019), 6,3 milhões de pequenos negócios compõem o pequeno varejo brasileiro, setor responsável pelo sustento direto de cerca de 13 milhões de pessoas no Brasil. Ainda de acordo com a entidade, estima- -se que o segmento seja fonte de renda para quase 43 milhões de brasileiros no total.

Brasil 

Capitaneada por nomes como Fred Trajano (Magazine Luiza), Jean Jereissati Neto (Ambev) e Guilherme Weege (Grupo Malwee), a campanha #CompredoBairro segue a mesma linha, e deu início nesta semana a um movimento para capacitar gratuitamente o pequeno varejo brasileiro de modo a estimular o consumo nesse tipo de estabelecimento. 

O objetivo, diz Weege, é "ajudar o pequeno varejista brasileiro a se profissionalizar e, assim, se tornar mais competitivo diante deste cenário econômico complexo e adverso que estamos vivenciando". 

Os cursos, promovidos em parceria com o Sebrae, podem ser acessados pelo site www.movimentocompredobairro.com.br. A lista inclui aulas de Gestão Financeira e Contábil, Gestão Fiscal, Marketing Digital, Recursos Humanos, Digitalização e Experiência do Consumidor.

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/