Consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda já está disponível

O pagamento será feito no dia 30 de junho, data de encerramento do período de entrega das declarações. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Na terça-feira (23), a Receita Federal disponibilizou a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2020. O pagamento será feito na próxima semana, no dia 30 de junho, data de encerramento do período de entrega das declarações. 

Como saber se a declaração foi liberada?

O contribuinte deve acessar o site da Receita Federal, neste link. Na página, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Caso isso aconteça, o contribuinte pode fazer a autorregularização, através da entrega de declaração retificadora.

Também é possível fazer a consulta por meio de aplicativos da Receita para smartphones e tablets.

Restituição

O valor restituído ficará disponível no banco durante um ano. Caso o contribuinte não faça o resgate dentro do prazo, será necessário entrar com um requerimento online, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, a pessoa deve contactar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento, por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos), para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco. 

Veja mais notícias sobre Economia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 08 Agosto 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário