Quinta, 05 Dezembro 2024

Economia

Com mentorias, Lumit quer garantir a longevidade da empresa familiar

Economia

Com mentorias, Lumit quer garantir a longevidade da empresa familiar

Com a metodologia da Fundação Dom Cabral, consultoria busca traçar estratégias para a governança de empresas familiares 

Fábio Guarnieri está à frente da Lumit (Foto: Divulgação)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

Com expertise de mais de 18 anos no mercado, a Lumit, que tem sede em Alphaville, passa a oferecer consultorias, mentorias e cursos, com a metodologia da renomada Fundação Dom Cabral. O foco principal de sua atuação é traçar e desenvolver estratégias para a governança e perenidade de médias empresas familiares.

Fábio Guarnieri, CEO da Lumit, explica a escolha por Alphaville e pelo olhar especial para a empresa familiar. "A região é conhecida por abrigar grande número de empresários e altos executivos. Prova disso é o levantamento da Associação Comercial e Industrial de Barueri (ACIB), que afirma que cerca de 60% dos moradores são empresários ou executivos de alto escalão, refletindo o perfil empreendedor e corporativo característico do bairro."

O foco da Lumit no desenvolvimento da gestão de empresas familiares também se apoia em dados. "As médias empresas são a espinha dorsal da economia dos países e, dentre essas, por representarem quase 71%, estão as empresas familiares. Além de emprego e renda, elas promovem a inovação e crescimento econômico."

"Não existe nação verdadeiramente próspera, democrática e inclusiva sem uma atuação robusta das empresas familiares", resume Guarnieri.

Processo de sucessão

Esse modelo de empresa tem uma dinâmica e vários desafios particulares ao negócio, notadamente o relacionamento entre os membros da família e a gestão do time de executivos. "De modo geral, as empresas familiares precisam se dedicar mais e de forma mais profissional ao processo de sucessão. A previsibilidade das regras e a antecipação das conversas a esse respeito são fundamentais para se evitarem conflitos que podem impactar negativamente as relações familiares e a longevidade dos negócios", resume o CEO da Lumit.

Esse é o motivo de se trabalhar a governança da família e da própria empresa, trazendo várias oportunidades de desenvolvimento. "Governança e sucessão são dois desafios evidentes a serem enfrentados pelas empresas familiares de médio porte, haja vista que a maioria delas ainda está na 1ª ou 2ª geração, e apenas cerca de 10% chegam operantes e saudáveis à 3ª geração", destaca Fábio Guarnieri.

Palestra

Nos dias 3 e 4 de abril, haverá o programa Governança Corporativa em Empresas Familiares e no dia 20 de maio, Programa de Desenvolvimento de Conselheiros. Durante todo o ano, o Programa de Desenvolvimento de Dirigentes é oferecido na instituição. Em setembro, o curso oferecido é o Jornada C-Level. Mais informações sobre a programação podem ser obtidas no site. 

Exemplo de sucesso

À frente da franquia em Alphaville, a família Gonçalves assumiu a loja no bairro, tendo em vista a segurança que oferece (Foto: Divulgação)

A Florense é considerada uma das mais sólidas grifes mundiais e referência internacional em mobiliário de alto padrão, aliando o trabalho autoral feito à mão e um legado de inovação. A marca conta com uma rede de lojas franqueadas, sendo 50 no Brasil e 14 nas Américas, e atribui sua singularidade à experiência Florense, proporcionando a imersão em uma atmosfera de acolhimento e sofisticação.

À frente da franquia em Alphaville, a família Gonçalves assumiu a loja no bairro, tendo em vista a segurança que oferece, já que conta com outros negócios bem-sucedidos nos ramos imobiliário, construção civil e indústria química e seu projeto de expansão de investimentos na região, graças ao potencial que ela oferece.

"Foi a identificação de valores e a sensação de pertencimento à grande família de Alphaville que selaram a escolha em investir nesta comunidade única", disse Carolina Gonçalves, que, junto com seus pais Eliana e José Manoel e sua irmã Mariana, administram a franquia. "Nossa equipe está junta há muitos anos e envolve-se ativamente em todas as etapas da jornada do cliente, sintonizada com suas necessidades e seu jeito de viver".

A franqueada revelou ainda que há muitas novidades vindo por aí e que a família se orgulha pelas sementes que plantou em Alphaville. "Desejamos crescimento contínuo a esta comunidade que nos abraçou com tanto carinho e a quem retribuímos com toda paixão".

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/