Terça, 19 Janeiro 2021

Economia

Alcolumbre vê reforma tributária aprovada em 2020

Economia

Alcolumbre vê reforma tributária aprovada em 2020

 Senador quer conciliação para aprovar proposta

Senador quer conciliação para aprovar proposta. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil)
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, espera ver a reforma tributária aprovada no Congresso já no primeiro semestre de 2020. "A palavra é conciliação. Uma conciliação da Câmara, do Senado e do Poder Executivo para entregarmos para a sociedade brasileira uma proposta que faça com que os empreendedores e a população possam se ver contemplados", disse Alcolumbre à Agência Senado. 

São duas as principais propostas em discussão: a PEC 45/2019, de autoria do deputado Baleia Rossi (MDB-SP), que aguarda parecer na Comissão Especial da Câmara, e a PEC 110/2019, de Alculumbre, que está pronta para ser votada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

Os dois projetos preveem a extinção de vários tributos sobre bens e serviços e sua substituição por um imposto único sobre valor agregado. A PEC 45/2019 extingue cinco tributos: três de competência da União (IPI, PIS e Cofins) e dois de estados e municípios (ICMS e ISS). Além desses, a PEC 110/2019 acaba com outros quatro impostos federais (IOF, salário-educação, Cide-combustíveis e Pasep). 

O objetivo de ambas é simplificar a cobrança, taxando apenas o consumo de forma uniforme em todo o Brasil. Para o presidente Jair Bolsonaro, existem dificuldades para se chegar a um consenso que agrade todos os entes federativos. "Passei 28 anos na Câmara e nunca chegou até o final uma reforma tributária porque não atende Estado, município e União. E não atendendo um dos três, e ninguém quer perder nada", afirmou. Em fevereiro, o Ministério da Economia deve enviar novas sugestões para aperfeiçoar as propostas. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 19 Janeiro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/