Economia

ACIB quer parcelamento de impostos municipais para empresários de Barueri

Economia

ACIB quer parcelamento de impostos municipais para empresários de Barueri

Pedido foi feito à Prefeitura pelo presidente da entidade, Moacyr Félix, para "dar fôlego" a companhias 

Pedido foi feito à Prefeitura pelo presidente da entidade, Moacyr Félix, para "dar fôlego" a companhias. (Foto: Divulgação)

A Associação Comercial e Industrial de Barueri (ACIB) está pleiteando junto à Prefeitura a possibilidade de que os empresários do município possam parcelar os impostos municipais em até 36 vezes. A reivindicação, que inclui tributos como IPTU, ISS e TFE, tem como objetivo aliviar o caixa das companhias diante da paralisação econômica causada pelo combate ao novo coronavírus.

"E para que possa dar um fôlego a mais nesta difícil etapa pela qual estamos passando"", disse nesta terça-feira (31) Moacyr Félix, presidente da ACIB. Ao mesmo tempo, a entidade isentou seus associados do pagamento da mensalidade do mês de abril. "Isso só foi possível devido a nossa gestão enxuta", disse Félix. "Estaremos também analisando (a isenção) em maio", prometeu.

A associação também pediu às concessionárias de serviços básicos de água e energia elétrica que cobrem apenas as taxas básicas dos clientes do município durante a crise "para que não haja inadimplência" nos serviços, segundo Félix. Além disso, a ACIB está "fazendo um apelo" à CCR, administradora do pedágio da Rodovia Castello Branco, "para ajudar" durante o enfrentamento ao Covid-19.

A pandemia vem tornando mais dramático um cenário que já vinha se deteriorando no Brasil. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça (31), o desemprego na economia brasileira saltou para 11,6% no trimestre encerrado em fevereiro, antes de a doença se disseminar pelo país.

No mês passado, segundo o levantamento do instituto, feito por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), o desemprego atingiu 12,3 milhões de trabalhadores, uma alta de 0,4 pontos percentuais em relação ao trimestre terminado em novembro, quando 11,2% dos brasileiros estavam desempregados.

Diante desse cenário, a ACIB também está pleiteando, junto ao Governo do Estado de São Paulo, a criação de linhas de crédito específicas para os empresários da região. "Vamos sair vencedores, juntos", finalizou Félix.

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 29 Junho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/