Economia

25% das empresas unicórnios do país estão instaladas na região

Economia

25% das empresas unicórnios do país estão instaladas na região

Entre as companhias avaliadas acima de US$ 1 bi, estão Uber, PagSeguro, Mercado Livre, além de outras 

Na segunda (31/1), a Uber anunciou novo campus em Osasco, que deve ser concluído ainda este ano (Divulgação/Uber)
O Brasil ganhou 10 unicórnios ao longo de 2021 – status dado a startups que atingem uma avaliação de mercado superior a um bilhão de dólares. Os dados são da empresa de inovação Distrito. Ao todo, o país acumula 24 unicórnios (lista completa no site folhadealphaville.com.br).
A região se destacou e ostenta o percentual de 25% das unicórnios do Brasil instaladas nas cidades de Barueri e Osasco, totalizando seis.

O número divulgado é o recorde de criação de unicórnios em um ano, acompanhando um volume também recorde de investimento - R$50 bilhões - em negócios escaláveis, inovadores e tecnológicos fundados no Brasil. A primeira startup bilionária brasileira foi o aplicativo de transporte 99, em janeiro de 2018.

Em Osasco
As unicórnios, Ifood, 99, Mercado Livre e Uber estão sediadas em Osasco. Na segunda-feira (31/1), a Uber anunciou a construção do Uber Campus, a nova sede da empresa no Brasil, que será em Osasco, no bairro da Vila Yara, e tem previsão de ser inaugurado ainda em 2022.

Segundo o Diretor Geral da Uber para América Latina, George Gordon, "a escolha da localização foi feita considerando a disponibilidade de espaço adequado para atender a expansão e os investimentos da companhia no Brasil, além da proximidade com a cidade de São Paulo".

Investimento
O secretário municipal de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico, Gerson Pessoa, ressaltou que, em média, 5% do orçamento da cidade é destinado, atualmente, ao custeio e investimento em tecnologia para a prefeitura.

Barueri
O município de Barueri conta com a Creditas e uma filial da PagSeguro, segundo a gestão. Além de inscrições eventuais, para serviços temporários, como das empresas Stone e Ifood.

Para o secretário municipal de Inovação e Tecnologia da cidade, Jonatas Randal, a infraestrutura oferecida por Barueri, além da localização geográfica x proximidade com a capital e o processo digital para abertura de empresas, que dá agilidade e facilidade às solicitações, são fatores que contribuem para atraí-las. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 17 Agosto 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/