Segunda, 15 Agosto 2022

Economia

10 maneiras simples de guardar o seu dinheiro

Economia

10 maneiras simples de guardar o seu dinheiro

 Para controlar seus gastos, o primeiro passo é descobrir quanto você gasta

Para controlar seus gastos, o primeiro passo é descobrir quanto você gasta. (Foto: Pixabay)

Muitas vezes, o mais difícil de conseguir economizar dinheiro é apenas começar. Não importa em que patamar esteja sua jornada financeira, você precisa saber que é possível para qualquer pessoa controlar gastos. Basta ter boas intenções e dar o primeiro passo na direção certa para colocar as finanças em dia e ver sua poupança crescer.

Existem várias maneiras de guardar dinheiro e ter uma folga em seu orçamento, seja cortando aquele cafezinho da tarde ou adiando as férias exóticas com a família, cada um deve encontrar a forma adequada para o seu estilo de vida. Algumas das sugestões abaixo levam apenas alguns minutos, enquanto outras requerem um pouco mais de esforço. Mesmo assim, elas são incrivelmente simples – qualquer um pode colocá-las em prática, economizando mais dinheiro do que jamais imaginou ser possível.

1. Diga adeus às dívidas.

Se você está tentando economizar dinheiro por meio do orçamento, mas ainda carrega uma grande dívida, comece pagando sua dívida. O pagamento mensal da dívida é o que mais pesa quando se trata de poupar. A forma mais rápida de saldar seus débitos é estabelecer pagamentos do menor para o maior. Uma vez que você esteja livre dos juros de sua dívida, esse dinheiro pode ser facilmente direcionado às suas metas de poupança.

2. Registre suas despesas.

Para controlar seus gastos, o primeiro passo é descobrir quanto você gasta. Acompanhe todas as suas despesas, inclusive as mais simples como o cafezinho extra ou gorjetas em dinheiro. Depois de ter seus dados organizados, separe-os em categorias de importância como financiamentos, condomínio, supermercado, gás, energia elétrica, serviços de TV e Internet, e totalize cada valor. Considere também as despesas que ocorrem ocasionalmente, como a manutenção do carro. Use seus extratos bancários para certificar de que você não está esquecendo nada. Existem também aplicativos interessantes que podem ajudar a automatizar parte desse trabalho.

3. Encontre maneiras de cortar seus gastos.

Depois de identificar todos as suas despesas, você deve encaixá-las a um orçamento viável que corresponda à sua receita. Se elas estiverem tão altas a ponto de você não poder economizar quanto gostaria, talvez seja hora de reduzi-las. Identifique gastos que não são essenciais, como entretenimento ou refeições em restaurantes. Procure também reduzir suas despesas fixas mensais buscando alternativas para assinaturas de TV, planos caros para celular ou academia, que geralmente são renovados automaticamente. Reflita antes de comprar algo que não considere essencial naquele momento.

4. Controle os seus gastos no supermercado.

Economize dinheiro em mantimentos planejando suas refeições a cada semana e dando uma boa olhada no que você já tem em sua despensa antes de ir ao supermercado. Porque comprar mais do que já tem? Se você quiser realmente comprar apenas o que está na sua lista e evitar gastos excessivos, experimente uma compra de supermercado online. Hoje em dia, a maioria dos grandes supermercados oferece a entrega dos produtos de graça. Assim você não fica tentado a levar mais do que o planejado.

5. Defina metas de economia.

Uma das melhores maneiras de economizar dinheiro é definir uma meta. Comece pensando no que você pode economizar (a curto ou longo prazo) – talvez você planeje tirar férias, trocar de celular, dar entrada em um automóvel, reformar ou comprar uma casa, investir na educação do seu filho, ou economizar para a aposentadoria. Em seguida, descubra quanto dinheiro você precisará e quanto tempo poderá levar para poupar essa quantia. Alcançar metas menores desfrutando do que você economizou pode dar a você um impulso psicológico imediato e reforçar este hábito.

6. Peça descontos.

Se você não perguntar nunca saberá sobre os descontos. Portanto, pergunte sempre, inclusive qual é a vantagem de pagar alguma coisa em dinheiro ou em quantas vezes poderá parcelar sem juros. Na próxima vez que você for comprar ingressos para um cinema, museu ou qualquer outro evento, verifique também se há algum desconto especial para idosos, estudantes, professores, ou demais categorias.

7. Venda o não tem utilidade em sua casa.

Organize sua casa e veja se está disposto a abrir mão de algumas peças ou elementos da mobília em prol do seu futuro financeiro. Aquela cadeira vintage ou o vaso de cristal que você comprou no antiquário podem ser perfeitamente negociáveis e render um bom valor. Certamente não vão fazer falta alguma e você pode ganhar um dinheiro a mais para incrementar o seu orçamento.

8. Gaste sua renda extra com sabedoria.

Quando você receber um bom bônus de trabalho, um reembolso de imposto ou ganhar um dinheiro inesperado, faça bom uso dele. Se você ainda tem dívidas, por exemplo, será melhor usar esses fundos para pagar seus empréstimos ou o saldo do seu cartão de crédito, em vez de guardá-lo. Caso não tenha dívidas, destine este recurso para a sua poupança ou reserve-o como fundo de emergência.

9. Abra uma conta de poupança

Inclua uma categoria de poupança no seu orçamento – tente economizar de 10 a 15% de sua receita. Se possível, você pode configurar sua conta bancária para transferir automaticamente fundos de sua conta corrente para a conta poupança, em uma data específica, todos os meses.

10. Veja sua economia crescer.

Reveja o seu orçamento e verifique o seu progresso todos os meses. Isso não apenas o ajudará a manter seu plano de poupança pessoal, mas também a identificar e resolver problemas rapidamente. Entender como economizar dinheiro pode até inspirá-lo a encontrar mais maneiras de economizar e atingir seus objetivos com mais rapidez, ou ainda traçar objetivos maiores. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 15 Agosto 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/