Peixe com vinho branco e carne com tinto?

peixe1-1024x683
Há peixes que combinam muito bem com brancos ou tintos, normalmente aqueles de sabor e textura mais fortes: salmão, atum, anchova, sardinha e o bacalhau. (Foto: Divulgação)
Este tema gera sempre muitas dúvidas e discussão. Mas a pergunta é recorrente. Para diminuir a chance de erros eu diria que sim, essa regra é com certeza mais assertiva.

No entanto o seu paladar é imperativo. Se você faz questão de tomar vinho tinto com peixe, ou branco com carnes não há problema, mas é importante seguir algumas pequenas regras para que a sua experiência seja a mais deliciosa possível.

Há peixes que combinam muito bem com brancos ou tintos, normalmente aqueles de sabor e textura mais fortes: salmão, atum, anchova, sardinha e o bacalhau como já comentei nesta coluna. Mas atenção ao molho: temperos orientais à base de shoyu, com sabores mais cítricos, picantes ou agridoces, certamente combinarão melhor com um branco. Se o molho for à base de tomates e azeitonas, ficará perfeito com um tinto. 

A escolha da uva também influencia muito. Escolha tintos mais leves como por exemplo um Pinot Noir ou um Barbera. Já acho menor o risco de grandes erros quando a escolha for vinho branco para acompanhar carnes. Carnes de aves, suínas e vitela ficam perfeitos quando acompanhados de um branco mais encorpado como por exemplo um Chardonnay com algum estágio em barrica. 

A carne de boi é a mais difícil de se acompanhar com brancos. Um branco do Alentejo ou um Chardonnay barricado vão muito com carnes mais magras, como Filé Mignon ou Lagarto.
Claro, atenção sempre aos temperos que devem ser mais leves nestes casos. Lembro novamente que estas são regras básicas e que o mais importante é o seu paladar. O único jeito de descobrir é experimentar.
Saúde!

Vinho da semana: Laberinto Cenizas Pinot Noir 2015 – frescor e elegância (R$ 149)

Dúvidas e Sugestões: [email protected] 

Sidnei Brandão

Engenheiro Eletrônico e empresário, com 30 anos como executivo na área de Tecnologia. Enófilo, morador de Alphaville há 34 anos atuou nos últimos 15 como empresário na área de enogastronomia e hoje
é sócio da Tonel 55.

Veja mais notícias sobre Colunistas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 19 Novembro 2019

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário