Os benefícios dos chás

A variedade de tipos de chás e plantas que podem se utilizadas são enormes, assim como seus benefícios para a saúde. Que tal aproveitar os dias mais frios para incluir mais chás, se aquecer e usufruir de seus poderes?

A correta combinação das ervas é essencial para atingir seus resultados. Existem plantas para otimizar digestão, controlar ansiedade, melhorar o sono, ação diurética, entre outras.

O modo de preparo dos chás é importante para a correta extração dos fitoquímicos e seus benefícios. Para seu efeito terapêutico, o ideal é utilizar chás naturais, feitos a partir da própria planta.Pode-se utilizar diferentes partes de plantas como sementes, raízes, rizomas, flores, folhas e o preparo depende de cada um.

Os chás feitos das partes mais rígidas das plantas como raízes e sementes devem ser feitos através da cocção, já os feitos das partes mais delicadas como folhas e flores devem ser feitos através de infusão.

Segue uma lista com algumas plantas e seus efeitos benéficos:

Má digestão: Hortelã, Gengibre, Erva doce, Boldo;

Ansiedade: Camomila, Passiflora, Melissa;

Insônia:Mulungu, Melissa;

Retenção de líquidos:Cavalinha, salsinha, hibisco;

Imunidade: Alho, gengibre com limão, equinácea;

Para preservar seus benefícios, os chás devem ser preparados da forma correta e não devem ser adoçados com açúcar, nem adoçante. Após prontos devem ser consumidos em até 12 horas e não podem ser reaquecidos.

Vale lembrar que mesmo que seja natural, as plantas podem apresentar efeitos colaterais, portanto seu consumo deve ser orientado por algum profissional especialista.


Jéssica Borrelli

Nutricionista Esportiva e Funcional

Veja mais notícias sobre Colunistas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 03 Agosto 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário