Como empreender pós-pandemia?

A pandemia foi um evento sem precedentes não apenas para a saúde e o cotidiano das pessoas, mas também para a economia e a vida profissional. Vai demorar um pouco para a rotina voltar ao normal e em muitos aspectos tudo será diferente. Ninguém sabe quando este episódio vai acabar e não temos como contar ainda com uma vacina contra o coronavírus – apenas temos como prevenir através de medidas de isolamento e higienização.

Todo mundo já sabe disso. O que muitas pessoas não sabem é que, mesmo com segurança, é possível empreender e sair do topor causado pela pandemia. Com o isolamento social, os altos índices de desemprego e a falta de perspectiva sobre o fim da crise, é certo que a única saída que temos é nos preparar para os meses (e anos!) vindouros desde já, para superarmos mais rapidamente os impactos que tivemos neste momento.

Empreender é para todos?

O empreendedorismo vem chamando a atenção de muitas pessoas nestes últimos anos. Para se ter uma ideia, entre os sonhos preferidos dos brasileiros, em termos gerais, segundo a Global Entrepreneurship Monitor(GEM - 2018) está ter o próprio negócio.

Empreender não é para todos. Há uma série de aspectos que traduzem o que é ser empreendedor que nem todas as pessoas possuem: capacidade de correr riscos calculados, dinamismo, capacidade de articular recursos estruturais, inovar, aproveitar oportunidades, ser criativo, ter uma postura assertiva diante da realidade, saber lidar com informações de diferentes fontes, etc. E está tudo bem não ter este perfil.

Aprender a empreender

A questão é que o empreendedorismo se aprende e se aperfeiçoa ao longo do tempo. Ninguém nasce empreendedor: torna-se empreendedor – parafraseando a escritora Simone de Beauvoir sobre o que ela afirma sobre as mulheres. A boa notícia diante deste clima de desesperança é que pode-se aprender a empreender, que se este foi o seu sonho por muito tempo há um chamado para você se reinventar e que diante das contingências sempre há oportunidades.

Você pode empreender de todos os modos e segmentos. Há muito conteúdo sobre empreendedorismo na internet e vale a pena você buscar saber mais. Mas o que gostaria de falar hoje, mais especificamente, é sobre as oportunidades do mundo digital.

Transformação digita segue o seu curso

Você já ouviu falar em transformação digital? De forma bem simples, é uma fase pela qual todas as pessoas e empresas estão passando – em especial os negócios – de modo a tornar a rotina muito mais dinâmica pela adoção dos meios digitais e eletrônicos.

Cada vez mais se intensificam o uso e as relações no meio digital. Pode ser que há 10 anos você não passassem tanto tempo assim nas redes sociais, não utilizasse tão amplamente as plataformas de streaming (como a Amazon Prime e a Netflix, por exemplo), nem o seu celular permitia fazer tudo o que você faz hoje.

Hoje é possível estudar, comprar, vender, se relacionar, jogar, se entreter e várias outras ações pela internet, bastando apenas ter um computador ou um dispositivo móvel. E cada vez mais esta relação com o mundo digital deve se intensificar.

Um estudo realizado em uma parceria da Hoopsuite com a We Are Social (2019) aponta que o Brasil é o segundo país do mundo que passa mais tempo conectado à internet. Passa cerca de 9 horas e 14 minutos em média on-line diariamente. Agora com o isolamento social devido à pandemia, estes números aumentaram e ter presença digital é essencial para qualquer negócio – e assim será após a pandemia.

Marketing digital como saída para a crise

Há muitos tipos de negócios e carreiras que lidam com o mundo digital – eu sou influencer e consultora de Marketing de Influência e posso garantir isso. Agora pessoas que nem sonhavam em aprender a lidar com ferramentas e recurso digitais terá que se reinventar para aproveitar melhor as oportunidades, tal como preconiza este movimento de transformação digital.

E as pessoas que já atuavam digitalmente também precisaram inovar para se diferenciar. A minha dica é entender bem a dinâmica e as possibilidades do marketing digital, independentemente da área em que deseja empreender. Um destes recursos é o Marketing de Influência, um conjunto de conceitos e possibilidades para influenciar melhor as pessoas, contribuindo em suas escolhas, para que tenham ainda mais informações e uma vida mais dinâmica.

O Marketing de Influência vai ao encontro da necessidade de oferecer uma experiência gratificante ao usuário digital através de ações de marcas, produtos e serviços. O meu trabalho como consultora é criar uma jornada de aprendizado em Marketing Digital e de Influência para profissionais e empresas terem os melhores resultados na internet.

E sim, empreenda! Talvez nesta parada forçada causada pelo coronavírus seja o momento para repensar sobre os seus propósitos e desejos. Tirar aquela velha ideia de negócio próprio do papel quem sabe não seja uma boa ideia. Mas que ele tenha presença digital e que utilize estes recursos para ter um futuro ainda mais próspero. 


Paty Scaringella

Digital Influencer

Veja mais notícias sobre Colunistas.

Veja também:

 

Comentários: 1

diego em Segunda, 29 Junho 2020 19:03

Pessoal,tenho esse Ebook com algumas receitas para você começar empreender!!!
Acesse o link ---- https://app.monetizze.com.br/r/AMW9548967
obrigado

Pessoal,tenho esse Ebook com algumas receitas para você começar empreender!!! Acesse o link ---- https://app.monetizze.com.br/r/AMW9548967 obrigado
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 03 Agosto 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário