Como vencer o Efeito Sanfona?

Mais do que emagrecer, a maior dificuldade é manter o peso perdido de forma sustentável e duradoura. Sem dúvida as dietas restritivas, os medicamentos que prometem milagre e a falta de controle emocional são os principais causadores desse efeito rebote no ganho de peso.

Se você quer emagrecer de vez, com saúde e qualidade, aposte realmente na reeducação alimentar. Ter consciência de que a mudança dos hábitos alimentares e estilo de vida são a base para uma vida mais saudável e de qualidade é fundamental.

Quando pensamos apenas no peso, fazemos "loucuras" que são pouco sustentáveis para o resto da vida e, muitas vezes, prejudiciais para sua saúde.

Se você realmente deseja mudar o foco, ser mais saudável e como consequência, mais magro nesse ano de 2020, aposte nas orientações abaixo:

- Mantenha a base da sua alimentação o mais natural possível, consuma variedade grande de verduras, legumes e frutas;

- Se mantenha bem hidratado, tome pelo menos 2 litros de água fracionados ao longo do dia;

- Mastigue lentamente, comer devagar estimula a saciedade, controlando a fome e ajudando no emagrecimento;

- Lembre-se que os finais de semana representam mais de 30% do seu resultado, portanto faça no máximo 1 refeição livre, sem exagerar nas quantidades;

- Inclua atividade física regular, pelo menos 4x/semana;

- Procure por modalidades de exercícios que você goste! Ter prazer em fazer a atividade, te ajudará a manter a frequência para sempre. Dança, corrida, caminhada, bicicleta, tênis, são tantas variedades. Teste até encontrar sua preferida;

- Além de aumentar o gasto calórico, o exercício físico libera endorfinas e ajuda a melhorar ansiedade , compulsão e o humor;

- Mindful Eating: Técnica importante para comer com atenção plena, ajuda no controle da compulsão. Antes de se alimentar, fique por alguns minutos respirando profundamente, desligue tv, pare de mexer no celular. O momento da refeição deve ser único, ao mastigar lentamente e prestar atenção nas suas emoções, você identificará o momento correto de parar de comer, quando seu organismo estiver realmente satisfeito. Com a ansiedade e correria do dia a dia, muita gente come um volume de comida muito maior do que o necessário, sem prestar atenção.

Reflita sobre o texto acima e acabe de vez com o indesejável Efeito Sanfona!

Veja mais notícias sobre Colunistas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 26 Mai 2020

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário

No Internet Connection