Ansiedade e o Vínculo com a Verdade

Por quê temos ansiedade? Qual a sua causa? Como podemos diminuir ou tirá-la de nossas vidas?

Para respondermos essas questões fundamentais precisamos entender que a ansiedade é o um estado de vacuidade da mente, ou seja, ela é um estado de ausência. Isso significa que a ansiedade é o que surge quando esse espaço mental não é preenchido com as virtudes que tanto desejamos mas que não praticamos, seja por falta de conhecimento ou disciplina. A ansiedade então é a busca, o esforço, o stress da mente para se auto preencher pela ausência de paz, alegria e satisfação. Ansiedade é o estado de ansiar, querer, desejar. A ansiedade nasce do desejo, maximiza o desejo, morre na satisfação do desejo e renasce logo em seguida no mesmo desejo agora reforçado. É um ciclo infinito de criação de expectativas e sofrimento por desejar algo fora de si.

A ansiedade é o efeito do sofrimento, e sua causa principal é a ausência do comportamento de olhar para dentro consistentemente e cultivar os estados de preenchimento da paz, alegria e satisfação pessoal.

O Antídoto Basilar

Existe um antídoto poderosíssimo para reduzir a ansiedade, e esse é o vínculo com a verdade. Só buscamos respostas fora quando seguimos a energia do desejo e da expectativa e acreditamos que a felicidade está em algum objeto ou experiência fora de nós que acreditamos que deve ser adquirido para nos preencher. Pode ser dinheiro, sexo, fama, status, prestígio, reconhecimento, uma pessoa, e por aí vai. Os objetivos do desejo externos são infinitos.

Quando olhamos para dentro e nos desconectamos desse "mundo externo", uma pequena voz interna, que no começo é fraca, mas gradualmente se fortalece, começa a nos direcionar para nosso propósito verdadeiro, felicidade e satisfação.

Muitas vezes essa 'voz sábia' que aparece na interiorização, vai contra o que nossa mente e coração estava acreditando que deveríamos seguir no mundo, mas quando a seguimos, normalmente encontramos preenchimento, satisfação e paz. Quando não a seguimos, a ansiedade, desejo e frustrações aumentam, até que encontramos um ciclo de quebra forçada. Pode ser uma doença, uma falência, uma demissão, um divórcio; algo que nos obriga a parar e refletir verdadeiramente sobre nossas escolhas.

Práticas Milenares Contra A Ansiedade

Muito já se foi ensinado e registrado sobre isso, mas como a sabedoria é algo invisível para o não praticante dela, é importante repetir os mesmos ensinamentos o quanto for necessário.

Só quando nos interiorizamos, nos conectamos com nosso eu verdadeiro, e que descobrimos o caminho a se seguir. Nessas condições a mente se tranquiliza por alinhamento com o propósito.

Separe momentos no seu dia para a interiorização e pratique as recomendações abaixo:

Espirituais

Só falar a verdade

Ficar mais em silêncio

Praticar oração informal silenciosa

Mentais

Usar menos redes sociais

Estudar diariamente

Praticar meditação

Físicas

Dormi bem

Comer bem

Se expor à natureza

O caminho para extinguir a ansiedade é simples e está ao seu alcance se você verdadeiramente quiser seguir o seu propósito.


Lucas Scudeler Gomes

Professor e mentor de alta performance especialista em relacionamentos, sócio da Pandora Treinamentos

Veja mais notícias sobre Colunistas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 27 Setembro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário