Voltada à indústria 4.0, Fatec em Parnaíba será inaugurada no dia 31

Local contará com 14 salas de aula, oito laboratórios de informática, ambientes de projetos e sala de empresa júnior (Foto: Michela Brígida/Folha de Alphaville)
De acordo com o Mapa do Trabalho Industrial 2019-2023, as profissões ligadas à tecnologia estão entre as que mais irão crescer no setor nos próximos anos. Pensando em suprir esta demanda do mercado de trabalho, a Faculdade de Tecnologia (Fatec) que será inaugurada no dia 31, em Santana de Parnaíba, terá cursos voltados para a indústria 4.0. O objetivo é capacitar os jovens na informatização da manufatura por meio das tecnologias de informação emergentes, como a Internet das Coisas. 

A novidade para a inauguração é o curso de Segurança da Informação, em que o aluno aprenderá sobre como manter a infraestrutura, integridade e controle de acesso aos dados e arquivos digitais de uma empresa para evitar, por exemplo, ataques de hackers. A unidade oferecerá ainda cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e Gestão Comercial. 

O local, que fica no bairro da Fazendinha (Estrada Tenente Marques 5300), terá 14 salas de aula, oito laboratórios de informática, ambientes de projetos, sala de empresa júnior, biblioteca e um auditório com capacidade para aproximadamente 100 pessoas. Segundo a prefeitura da cidade, até mil alunos serão formados por ano.

De acordo com o prefeito Elvis Cezar, em recente entrevista à Folha de Alphaville, o objetivo é consolidar a cidade de Santana de Parnaíba como um polo tecnológico do País. "A expectativa é de que os estudantes saiam dos cursos já direcionados, com uma vocação. Já firmamos parceria com empresários da região a fim de assimilar essa nova leva de profissionais", ressaltou. 

Parcerias
Como antecipado pela reportagem, a Equinix, empresa que conecta as principais corporações do mundo, dentro de data centers, será parceira da Fatec 4.0. "A empresa ajudará na formação de mão de obra capacitada para suprir a crescente demanda de profissionais da área de tecnologia de nossa cidade", disse o prefeito.

A Equinix anunciou recentemente a construção de mais uma unidade no município, que já tem com um centro de processamento de dados na cidade, considerado o maior da América Latina, e mais dois em Barueri, além de unidades em São Paulo e no Rio de Janeiro. 

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 20 Setembro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário