Cidades

Voltada à indústria 4.0, Fatec em Parnaíba será inaugurada no dia 31

Cidades

Voltada à indústria 4.0, Fatec em Parnaíba será inaugurada no dia 31

 Unidade, que fica na Fazendinha, capacitará jovens por meio de tecnologias de informação emergentes

Local contará com 14 salas de aula, oito laboratórios de informática, ambientes de projetos e sala de empresa júnior (Foto: Michela Brígida/Folha de Alphaville)
De acordo com o Mapa do Trabalho Industrial 2019-2023, as profissões ligadas à tecnologia estão entre as que mais irão crescer no setor nos próximos anos. Pensando em suprir esta demanda do mercado de trabalho, a Faculdade de Tecnologia (Fatec) que será inaugurada no dia 31, em Santana de Parnaíba, terá cursos voltados para a indústria 4.0. O objetivo é capacitar os jovens na informatização da manufatura por meio das tecnologias de informação emergentes, como a Internet das Coisas. 

A novidade para a inauguração é o curso de Segurança da Informação, em que o aluno aprenderá sobre como manter a infraestrutura, integridade e controle de acesso aos dados e arquivos digitais de uma empresa para evitar, por exemplo, ataques de hackers. A unidade oferecerá ainda cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e Gestão Comercial. 

O local, que fica no bairro da Fazendinha (Estrada Tenente Marques 5300), terá 14 salas de aula, oito laboratórios de informática, ambientes de projetos, sala de empresa júnior, biblioteca e um auditório com capacidade para aproximadamente 100 pessoas. Segundo a prefeitura da cidade, até mil alunos serão formados por ano.

De acordo com o prefeito Elvis Cezar, em recente entrevista à Folha de Alphaville, o objetivo é consolidar a cidade de Santana de Parnaíba como um polo tecnológico do País. "A expectativa é de que os estudantes saiam dos cursos já direcionados, com uma vocação. Já firmamos parceria com empresários da região a fim de assimilar essa nova leva de profissionais", ressaltou. 

Parcerias
Como antecipado pela reportagem, a Equinix, empresa que conecta as principais corporações do mundo, dentro de data centers, será parceira da Fatec 4.0. "A empresa ajudará na formação de mão de obra capacitada para suprir a crescente demanda de profissionais da área de tecnologia de nossa cidade", disse o prefeito.

A Equinix anunciou recentemente a construção de mais uma unidade no município, que já tem com um centro de processamento de dados na cidade, considerado o maior da América Latina, e mais dois em Barueri, além de unidades em São Paulo e no Rio de Janeiro. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 22 Janeiro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/