Temporais voltam a causar estragos em bairros de Alphaville e região

Um dos locais com maior incidência de alagamentos em Alphaville é a Al. Araguaia e a Av. Piracema (Foto: Michela Brígida/Folha de Alphaville)
A região começou o ano sofrendo com os efeitos das chuvas intensas, comuns durante o verão. Além da forte tempestade que assolou a Grande São Paulo, na noite de quarta-feira (8), deixando uma mulher morta em Ferraz de Vasconcelos.

No dia 2, moradores de Alphaville relataram, nas redes sociais, diferentes ocorrências no bairro. Entre elas, um alagamento na Via Parque e a queda de um ponto de ônibus na Av. Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues. A previsão para os próximos dias é de pancadas de chuvas, de até 50 mm, tanto em Barueri como em Santana de Parnaíba, durante a tarde e noite. 

Segundo a prefeitura barueriense, em Alphaville, os locais com maior incidência de alagamentos são a Alameda Araguaia e a Avenida Piracema. Outros bairros da cidade como o Jd. Califórnia, Silveira, Maria Helena e o centro também estão nesta lista. 

"Nos dias de fortes chuvas, na Alameda Araguaia com Piracema, é feito um trabalho em conjunto com a Guarda Municipal, Demutran e Defesa Civil, onde as viaturas realizam pontos de visibilidade e estacionam em locais específicos, para evitar que os pedestres e os motoristas dos veículos tenham acesso aos pontos de alagamentos", destacou a gestão.

A administração de Santana de Parnaíba ressaltou que realiza manutenções preventivas e de rotina nos sistemas de drenagem e a limpeza de córregos. "Orientamos também os moradores quanto ao conserto e a colocação de calhas nos imóveis para o correto disciplinamento das águas pluviais".
Em caso de alagamentos, os moradores podem acionar Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193). 

Quedas de árvores
Por ser uma região arborizada, com os temporais, a queda de árvores acaba sendo recorrente na região. Segundo informações do 18º Grupamento de Bombeiros, em dezembro do ano passado, duas ocorrências foram registradas em Barueri e uma em Santana de Parnaíba. 

Para atendimentos nesta época do ano, o Grupamento está realizando também a Operação Chuvas Intensas, com treinamento de todo o efetivo, monitoramento do tempo via Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo (CEDEC-SP) e reforço da equipe.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 22 Janeiro 2020

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário