Sexta, 19 Abril 2024

Cidades

Santana de Parnaíba se mobiliza para conquistar selo de Estância Turística

Cidades

Santana de Parnaíba se mobiliza para conquistar selo de Estância Turística

Diretrizes para transformar município em rota de turistas foram discutidas entre representantes da cidade e Estado

Igreja da Matriz e Centro Histórico já é tombado pelo Iphan (Foto: Michela Brígida/Folha de Alphaville)

​A fim de promover ainda mais o turismo em Santana de Parnaíba e transformar a cidade em uma Estância Turística, o prefeito Elvis Cezar e o seu pai, o deputado estadual Marmo Cezar, se reuniram, na última semana, com o secretário Estadual de Turismo, Vinicius Lummertz. Na ocasião, foram discutidas metodologias para atrair turistas à cidade e diretrizes a serem tomadas para a conquista do selo.

O reconhecimento enquanto Estância Turística é uma atribuição do Governo do Estado. Desde de 2016, municípios que possuem a certificação recebem incentivos extras da administração paulista para incrementar turismo e se desenvolverem enquanto rota de passeio. Atualmente, há 70 cidades classificadas, porém, nenhuma delas faz parte do oeste metropolitano. 

De acordo com deputado Marmo Cezar, para que Santana de Parnaíba seja alçada à categoria, a cidade tem que dar continuidade às políticas do Conselho Municipal de Turismo– Comtur e da construção do Plano Diretor de Turismo 2021, que preconizam o fortalecimento da cadeia produtiva do turismo e valorização dos atrativos históricos- culturais e naturais, como a arquitetura do Centro Histórico parnaibano. "No setor privado, o benefício do título estimulará o setor de serviços permitindo a implementação de novos empreendimentos turísticos, como hospedagens, receptivos, serviços de alimentação e bebidas, transportes, entretenimento e lazer", ressaltou Marmo. 

À reportagem, Elvis disse que o Plano Municipal de Turismo foi concluído e será apresentado em breve na Câmara Municipal. "O projeto contém uma série de medidas que visam inserir ainda mais a cidade na rota de passeio dos turistas". 

Para o prefeito, o fato do município já ter pontos turísticos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é um ponto a favor na busca pelo selo.
Sobre o Rio Tietê, que tem um trecho poluído que passa pela cidade, Elvis disse não ser impecilho . "É uma desvantagem, mas é uma situação para treinarmos outras habilidades".
Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/