São Paulo | 18ºC
Sáb, 05 de Setembro
Cidades

Santana de Parnaíba se mobiliza para conquistar selo de Estância Turística

Diretrizes para transformar município em rota de turistas foram discutidas entre representantes da cidade e Estado

07 jun 2019 - 08h02   atualizado em 02/12/2025 às 09h41
Santana de Parnaíba se mobiliza para conquistar selo de Estância Turística Igreja da Matriz e Centro Histórico já é tombado pelo Iphan (Foto: Michela Brígida/Folha de Alphaville)

​A fim de promover ainda mais o turismo em Santana de Parnaíba e transformar a cidade em uma Estância Turística, o prefeito Elvis Cezar e o seu pai, o deputado estadual Marmo Cezar, se reuniram, na última semana, com o secretário Estadual de Turismo, Vinicius Lummertz. Na ocasião, foram discutidas metodologias para atrair turistas à cidade e diretrizes a serem tomadas para a conquista do selo.

O reconhecimento enquanto Estância Turística é uma atribuição do Governo do Estado. Desde de 2016, municípios que possuem a certificação recebem incentivos extras da administração paulista para incrementar turismo e se desenvolverem enquanto rota de passeio. Atualmente, há 70 cidades classificadas, porém, nenhuma delas faz parte do oeste metropolitano. 

De acordo com deputado Marmo Cezar, para que Santana de Parnaíba seja alçada à categoria, a cidade tem que dar continuidade às políticas do Conselho Municipal de Turismo– Comtur e da construção do Plano Diretor de Turismo 2021, que preconizam o fortalecimento da cadeia produtiva do turismo e valorização dos atrativos históricos- culturais e naturais, como a arquitetura do Centro Histórico parnaibano. "No setor privado, o benefício do título estimulará o setor de serviços permitindo a implementação de novos empreendimentos turísticos, como hospedagens, receptivos, serviços de alimentação e bebidas, transportes, entretenimento e lazer", ressaltou Marmo. 

À reportagem, Elvis disse que o Plano Municipal de Turismo foi concluído e será apresentado em breve na Câmara Municipal. "O projeto contém uma série de medidas que visam inserir ainda mais a cidade na rota de passeio dos turistas". 

Para o prefeito, o fato do município já ter pontos turísticos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é um ponto a favor na busca pelo selo.
Sobre o Rio Tietê, que tem um trecho poluído que passa pela cidade, Elvis disse não ser impecilho . "É uma desvantagem, mas é uma situação para treinarmos outras habilidades".
Leia Também
Já sabe o que fazer nesse feriadão? Veja 7 dicas de passeio
Lazer e cultura Já sabe o que fazer nesse feriadão? Veja 7 dicas de passeio
Frente fria derruba temperaturas e região pode ter sensação de 8°C no feriado
Previsão do tempo Frente fria derruba temperaturas e região pode ter sensação de 8°C no feriado
Rodízio será suspenso em SP no feriado de 7 de Setembro
Na capital Rodízio será suspenso em SP no feriado de 7 de Setembro
Santana de Parnaíba é alvo de operação contra esquema bilionário ligado ao PCC
Megaoperação Santana de Parnaíba é alvo de operação contra esquema bilionário ligado ao PCC
Castello e Raposo devem ter movimento intenso no feriado de 7 de Setembro
Feriadão Castello e Raposo devem ter movimento intenso no feriado de 7 de Setembro
Licenciamento de veículos com placas finais 5 e 6 é obrigatório em setembro
Documentação Licenciamento de veículos com placas finais 5 e 6 é obrigatório em setembro
Advogado e ex-diretor da Fazenda de SP são presos por propina de R$ 13 mi
Investigação de corrupção Advogado e ex-diretor da Fazenda de SP são presos por propina de R$ 13 mi
Operação da Polícia Civil mira tráfico de drogas em Jandira, Itapevi, Cotia e Barueri
Segurança Operação da Polícia Civil mira tráfico de drogas em Jandira, Itapevi, Cotia e Barueri
Furtos levam 5 km de cabos da Castello e da Raposo
Rodovias Furtos levam 5 km de cabos da Castello e da Raposo
Frente fria se afasta, mas mantém temperaturas baixas na região nesta quarta (2)
Clima Frente fria se afasta, mas mantém temperaturas baixas na região nesta quarta (2)
Mais Lidas
Santana de Parnaíba abre concursos para médicos e agentes de trânsito
Processo seletivo Santana de Parnaíba abre concursos para médicos e agentes de trânsito
Operação da Polícia Civil mira tráfico de drogas em Jandira, Itapevi, Cotia e Barueri
Segurança Operação da Polícia Civil mira tráfico de drogas em Jandira, Itapevi, Cotia e Barueri
Santana de Parnaíba é alvo de operação contra esquema bilionário ligado ao PCC
Megaoperação Santana de Parnaíba é alvo de operação contra esquema bilionário ligado ao PCC
Gabigol diz que não deve permanecer no Santos na próxima temporada
Esporte Gabigol diz que não deve permanecer no Santos na próxima temporada