Cidades

Santana de Parnaíba anuncia ampliação da coleta seletiva para 100% do município

Lixo reciclável Cidades

Santana de Parnaíba anuncia ampliação da coleta seletiva para 100% do município

Segundo a Avemare, responsável pelo serviço, meta deve ser atingida em até três anos 

Segundo a Avemare, Alphaville tem uma base de 70 a 80 pontos de coletas entre condomínios, empresas e centros comerciais (Foto: Reprodução/Facebook)

Recentemente, a Prefeitura de Santana de Parnaíba anunciou que, em breve, a coleta seletiva será ampliada para 100% do município. A medida foi acordada no dia 21 durante uma visita do prefeito Marcos Tonho a sede da Avemare, cooperativa de catadores de materiais recicláveis responsável pelo serviço na cidade. 

À reportagem, Valéria Vasconcelos, diretora vice-presidente da Avemare, afirmou que o intuito é chegar à universalização da coleta de recicláveis no município, entre dois a três anos. 

"Atualmente, o Cururuquara, Sítio do Morro e uma parte da Fazendinha não contam com coleta seletiva. Em Alphaville, temos na base de 70 a 80 pontos de coletas entre condomínios, empresas e centros comerciais. Podemos dizer que é cerca de 50% do bairro. Também temos dois ecopontos, um no Parque Santana e Cidade São Pedro e, até ano que vem, vamos colocar no Cururuquara", disse. 

Para a universalização, Valéria destacou que o plano "é comprar mais caminhões e aumentar a equipe de coleta, além de trabalhar com educação ambiental nas mídias sociais, palestras em escolas, empresas e divulgação porta a porta". 

De acordo com a Avemare, que atualmente conta com 84 cooperados, são coletadas entre 450 e 500 toneladas de lixo reciclável, por mês. "Esse número aumenta no fim do ano, chegando a 550 toneladas", explicou Valéria. 

Barueri

Em Barueri, segundo a prefeitura, a coleta seletiva já cobre 100% do município e que, são recolhidas, aproximadamente, 4.300 toneladas de recicláveis por ano. 

A estimativa é que, em 2022, este número chegue a 5 mil toneladas, com uma média mensal de materiais em torno de 450 toneladas. Os itens são encaminhados à Cooperyara, cooperativa responsável pela separação, pesagem e venda para empresas interessadas.

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 17 Agosto 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/