Sábado, 13 Agosto 2022

Cidades

Primeiro caso da varíola dos macacos é confirmado na região

Alerta Cidades

Primeiro caso da varíola dos macacos é confirmado na região

Paciente é morador de Itapevi e está sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica do município desde o dia 25 de junho

Segundo a Prefeitura de Itapevi, o paciente encontra-se em isolamento domiciliar e o seu quadro de saúde está estável, sem gravidade (Foto: NIAID/Fotos Públicas)

O primeiro caso da varíola dos macacos foi confirmado na região, em Itapevi. De acordo com a prefeitura, o paciente (que não teve idade e nome revelados), está sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica do município desde o dia 25 de junho.

"O paciente encontra-se em isolamento domiciliar e o seu quadro de saúde está estável, sem gravidade, além de receber acompanhamento de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde", informou a gestão de Itapevi.

Além do caso em Itapevi, a Secretaria Estadual de Saúde disse à reportagem que São Paulo soma 24 casos confirmados da doença, sendo 19 em São Paulo, dois em Indaiatuba, um em Santo André e outro em Vinhedo.

Atendimento

Em caso de suspeita da doença, o atendimento inicial deverá ser realizado, preferencialmente, em uma UBS (Unidade Básica de Saúde), indicando-se internação hospitalar para os casos que apresentem sinais de gravidade mais complexos.

O procedimento indicado no momento do acolhimento é que o paciente deverá receber uma máscara cirúrgica e conduzido para uma área separada dos outros usuários. O paciente deverá ser mantido isolado (precauções para contato e gotículas). As lesões de pele em áreas expostas devem ser protegidas por lençol, vestimentas ou avental com mangas longas e a Vigilância Epidemiológica notificada imediatamente.

Prevenção

A prevenção contra a varíola dos macacos pode ser feita através de uma boa higienização das mãos. Sempre com água e sabão e se possível utilizar o álcool gel. O uso de máscaras também ajuda na proteção contra a doença. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 13 Agosto 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/