Terça, 30 Abril 2024

Cidades

Primeira semana de primavera terá virada no tempo em Alphaville

clima Cidades

Primeira semana de primavera terá virada no tempo em Alphaville

 Em Barueri e Santana de Parnaíba, a máxima irá despencar de 35°C para 20°C entre quarta (27) e quinta-feira (28)

O dia mais quente da semana deve ser terça (26), em que a sensação térmica pode chegar aos 37ºC. (Foto: Jorge Alexandre/Arquivo Folha de Alphaville)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

O Brasil deve continuar enfrentando um calorão durante os primeiros dias de primavera. Em Alphaville, a segunda (25) terá máxima de 31ºC e mínima de 20ºC. O dia mais quente da semana deve ser terça (26), em que a sensação térmica pode chegar aos 37ºC.

Entre a terça e a quarta-feira (27), a formação de um novo ciclone extratropical em alto mar, próximo à costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, vai ajudar a intensificar ainda mais as instabilidades climáticas, afirma o ClimaTempo.

O Sudeste, principalmente São Paulo, deve sentir influência do ciclone e as temperaturas devem cair de uma vez só de quarta (27) para quinta, aponta o MetSul Meteorologia. Em Barueri e Santana de Parnaíba, a máxima irá despencar de 35°C para 20°C.

Novas ondas de calor

O que preocupa os especialistas é o risco de novas ondas de calor que são altamente prováveis, especialmente durante o mês de outubro. Isso significa que sistemas de alta pressão atmosférica podem voltar a ficar estacionados sobre o Brasil durante outros períodos até o final da primavera, gerando novas situações de bloqueio atmosférico e outras ondas de calor.

Outubro já é naturalmente um mês mais quente em grande parte do Brasil, superando as temperaturas de setembro. Portanto, é possível que as temperaturas subam ainda mais ao longo do mês, de acordo com o ClimaTempo.

A primavera de 2023 está sendo particularmente quente devido à influência do fenômeno El Niño. Essa mudança na circulação de ventos em vários níveis da atmosfera tem alterado o curso normal das frentes frias sobre a América do Sul, dificultando a mistura do ar quente com o ar frio de origem polar, que ocasionalmente poderia chegar ao Brasil com as frentes frias. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/