Primeira etapa do Enem acontece neste domingo (3)

Neste fim de semana, serão aplicadas questões de linguagens, ciências humanas e redação (Foto: Michela Brígida/Folha de Alphaville)

Neste domingo (3), a partir das 13h30, tem início o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na primeira prova, os alunos terão 5h30 para responder 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e fazer uma redação. Com o Enem, o aluno pode ingressar em universidades particulares que usam o exame como vestibular em instituições portuguesas, que têm parceria com o governo brasileiro.

Neste ano, 5,09 milhões se inscreveram para realizar a prova, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Porém, este é/o menor número de inscritos confirmados desde 2010. No ano passado, foram 5.513.662 inscritos confirmados.

Segundo balanço do perfil dos participantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, a maioria é do gênero feminino (59,5%), tem de 21 a 30 anos (26,7%), é parda (46,4%) e já concluiu o ensino médio (58,7%). A segunda prova acontece no dia 10 e terá duração de 5 horas.

Dicas
Segundo Vera Lúcia Antunes, coordenadora pedagógica do Objetivo, que trabalha há 51 anos com vestibular, nos dias que antecedem a prova é necessário descansar. "Sexta-feira, sábado não é mais para ficar estudando. O candidato deve relaxar, fazer aquilo que gosta e descansar o máximo que puder. É importante já deixar também tudo separado, a caneta preta e o documento para realizar a prova", destacou a professora à Folha de Alphaville

Na hora da prova, a dica é fazer as questões na sequência e não perder muito tempo caso não saiba a resposta de alguma. "Para este fim de semana, o aluno precisa estar atento a leitura do texto, o problema que está contido nele, olhar a imagem e analisar a questão como um todo e fazer tudo com calma", disse.
Para os pais, a professora também tem uma recomendação. "Antes do filho ou filha sair para a prova, diga uma palavra de apoio, carinho, isto faz toda a diferença para quem vai encarar este momento", concluiu.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 17 Novembro 2019

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário