Sexta, 26 Abril 2024

Cidades

Prefeituras apostam na instalação de radares para diminuir acidentes

Cidades

Prefeituras apostam na instalação de radares para diminuir acidentes

Barueri receberá R$ 1,2 milhão do Estado para segurança no trânsito 

Foto: Divulgação

As principais vias de Alphaville têm sido cenário de acidentes frequentes. No último dia 11, houve colisão entre carro e moto na Avenida Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues. O motociclista foi socorrido pela ambulância municipal de Santana de Parnaíba, conforme relatado no grupo do Facebook, Reclamômetro de Alphaville.

De acordo com a Prefeitura, foram registrados cinco acidentes no bairro neste ano. A administração atribuiu os casos "à chuva e ao excesso de velocidade".

Para diminuir o número de ocorrências, será instalado, até o final do primeiro trimestre, sistema de radares de velocidade nas principais vias de Alphaville e Tamboré como a Via Parque, Bela Vista e a Avenida Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues.

A gestão disse ainda que está implantando o Movimento Paulista de Segurança no trânsito, em parceira com o Governo do Estado de SP. "Segurança viária é prioridade", diz o texto da assessoria de imprensa. Segundo dados municipais, no ano passado, foi reduzido em mais de 40% o número de acidentes fatais na região, se comparado com o ano de 2016.

A Prefeitura de Santana de Parnaíba conta com resgate municipal. No caso de acidentes, os atendimentos são feitos quando há registro de vítimas. O serviço pode ser acionado pelo telefone 4154-5478 (24 horas).

O município de Barueri receberá R$ 1.277.070,22 do Governo do Estado via convênio do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. De acordo com a gestão, o recurso vai subsidiar algumas intervenções que o município estudou em conjunto com o Detran-SP, para tornar o trânsito mais seguro.


Entre as ações, duas campanhas de educação no trânsito, implantação de gradil nas proximidades do Parque Shopping Barueri, instalação de duas lombadas eletrônicas (Via Parque e Avenida Alphaville) e de três radares de fiscalização de avanço de semáforo (Avenida Exército Brasileiro x Avenida Municipal – Silveira; Rua Almeida x Estrada dos Romeiros – Engenho Novo e Avenida General de Divisão Pedro Rodrigues – Aldeia de Barueri).


A reportagem da Folha de Alphaville procurou o Corpo de Bombeiros para falar sobre o assunto e saber o número de casos atendidos pela corporação no bairro, mas não obteve retorno.

Especialista
Para o engenheiro e especialista em transportes, Horácio Figueira, as medidas mencionadas pelas prefeituras são válidas, mas também é preciso ter ações de reeducação dos condutores.

"Para lembrá-los dos riscos das altas velocidades. Em outros países (Canadá, por exemplo) os motoristas são fiscalizados também por veículos à paisana (sem identificação) e quando os agentes observam a infração param o veículo infrator na hora, antes que ele mate alguém e/ou morra. Aqui precisamos ter isso. Basta ir andar na rodovia e vias internas que se observa o comportamento de alto risco", falou. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/