Para melhorar o trânsito, prefeitos não descartam patinetes elétricos como solução

patinete-2
Arte: Agência Impacto/Folha de Alphaville

Febre na capital, os patinetes elétricos podem em breve chegar a Barueri e Santana de Parnaíba. Isso porque as administrações municipais se mostram favoráveis à implantação de modais de transportes alternativos, visando colocar o fim ou ao menos tentar amenizar o trânsito em Alphaville e região, que a cada dia se torna mais insustentável, de acordo com moradores. 

Após mandatos concentrados na área da saúde, o prefeito de Barueri, Rubens Furlan, afirmou em entrevista à Folha de Alphaville, que pretende investir mais no sistema viário do município. Para o gestor, há a possibilidade de criar novas ciclovias em diversos bairros da cidade. "Precisamos fazer um estudo detalhado, é claro. Mas acredito que seja viável criar novas faixas voltadas para ciclistas e outros tipos de transporte alternativo de Alphaville até o bairro Jardim Paulista; no Centro até o Jardim Belval, passando pela Avenida Exército Brasileiro e Corredor Oeste, na parte plana", disse Furlan. 

Segundo o gestor, a vinda dos patinetes elétricos poderia ser algo benéfico à região, desde que regulamentada corretamente para que não haja acidentes, como os relatados em São Paulo e outras cidades do país, onde esse tipo de transporte já foi disseminado. "Pretendemos desenvolver um bom projeto com a iniciativa privada para trazer esses equipamentos à cidade. Para isso, faríamos uma pesquisa entre os moradores e uma audiência pública para verificar se não há nenhum empecilho para a implantação desse tipo de modal", explicou Furlan.

Apostando também em novas formas de deslocamento, o prefeito de Santana de Parnaíba, Elvis Cezar, afimou que, ainda neste ano, a administração dará início à construção de mais de 10 km de ciclovias no município. "Faremos faixas desde o Colinhas Anhanguera até Alphaville", garantiu o gestor. 

Elvis também afirma que os patinetes elétricos podem ser uma solução para os congestionamentos de Alphaville. "Pretendo procurar a Yellow para fomentar uma parceria, a fim de desenvolvermos um projeto que ajude na mobilidade, sem qualquer risco à população", ressaltou o prefeito.

Procurada pela reportagem, a Yellow, uma das empresas responsáveis pela vinda dos patinetes a São Paulo, informou que, no momento, não disponibiliza os equipamentos para os municípios de Barueri e Santana de Parnaíba. A empresa afirma ainda que procura expandir os serviços, porém não informou prazos.


Ciclofaixas

Atualmente, Alphaville conta com apenas uma ciclofaixa na Avenida Doutor Dib Sauaia Neto Neto – Via Parque, que se estende de Barueri até Santana de Parnaíba. O local funciona das 7h às 13h, aos domingos e feriados. 

No momento, está em trâmite uma proposta da vereadora de Santana de Parnaíba, Sabrina Colela, que propõe a ampliação do horário de fechamento da Via Parque para às 15h e extensão do bloqueio aos sábados. O requerimento também foi enviado à Barueri, para que a ampliação também se desse no trecho da cidade.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 15 Novembro 2019

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário