Terça, 07 Mai 2024

Cidades

Para episódios de chuvas como as da semana passada, Barueri conta com Plano Preventivo

Verão Cidades

Para episódios de chuvas como as da semana passada, Barueri conta com Plano Preventivo

Prefeitura vai monitorar previsão do tempo e dos índices pluviométricos para evitar novos transtornos 

Segundo a gestão barueriense, houve queda de 14 árvores e de três postes, dois deles de grande porte, e quatro postes foram danificados (Foto: Eurico Ramos/Folha de Alphaville)

No dia 19, Alphaville sofreu com uma forte chuva, que gerou grandes estragos. Segundo a Prefeitura de Barueri, foram contabilizadas pela Defesa Civil a queda de 14 árvores, a grande maioria no bairro, de três postes, dois deles de grande porte, e quatro postes foram danificados na região.

Para episódios como os da semana passada, a gestão informou que conta com o Plano Preventivo Chuvas de Verão (PPCV), em que a administração pública, por meio do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, estabelece critérios para a definição dos níveis de criticidade para emergências de alagamentos, inundações e escorregamentos de massa. 

"A adoção do PPCV visa um trabalho integrado, rápido e eficiente na prevenção, resposta e assistência a emergências no município. Manteremos o monitoramento da previsão de chuvas e dos índices pluviométricos para a emissão de alertas para a população e o acionamento dos órgãos que compõem o PPCV, a fim de que sejam desencadeadas as ações previstas no plano", apontou. 

Estragos

Com a queda de uma grande quantidade de árvores, muitos moradores questionaram sobre a saúde delas. "Árvores que caíram sem nenhuma raiz", disse uma moradora nas redes sociais da FdA.

À reportagem, a gestão barueriense informou que as árvores caíram pela combinação da chuva forte e de rajadas de ventos que chegaram a 60km/h e que a análise delas é realizada mediante solicitações dos moradores e eventuais constatações do departamento técnico. 

"Pelo grande número de árvores na cidade não é possível efetuar uma análise periódica em todas elas", afirmou. 

Já a Associação Empresarial e Residencial de Alphaville (AREA) afirmou que a maioria das árvores tombadas eram eucaliptos, que tem raízes superficiais e menor resistência aos ventos.

"Eventualmente, as árvores que representam mais riscos têm sido suprimidas. Por prevenção, a AREA tem atuado com a prefeitura, Meio Ambiente e Defesa Civil, Bombeiros e Enel para substituir os eucaliptos e pretende fazer uma retomada nessas ações", destacou.

Postes

Sobre o episódio do dia 19, a Enel disse que árvores de grande porte caíram sobre a estrutura da rede elétrica, o que ocasionou na derrubada dos postes. 

"A companhia esclarece que, nos postes, além das estruturas da rede de distribuição de energia elétrica, existem cabos de telefonia e TV a cabo. A concessionária realiza regularmente ações de inspeção nos postes dos municípios de sua área de concessão", pontuou. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/