Cidades

Para aumentar sensação de segurança, Barueri cria Vizinhança em Guarda

Programa Cidades

Para aumentar sensação de segurança, Barueri cria Vizinhança em Guarda

Iniciativa poderá ser implantada em qualquer bairro com a participação de voluntários 

Programa da Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social é implementado pela Guarda Civil Municipal (Foto: Divulgação/Secom Barueri)

Nesta terça-feira (14), em uma enquete feita nas redes sociais da Folha de Alphaville, a maioria dos moradores do bairro pontuaram que, para aprimorar a segurança, assunto que segue em alta, seria necessário mais policiamento nas ruas, seguido de blitze. 

Além disso, 49% disseram que seriam voluntários em um programa municipal nos moldes do Vizinhança Solidária, da Polícia Militar, para ajudar a diminuir a criminalidade. Mais de 140 pessoas participaram da enquete. 

Recentemente, a Prefeitura de Barueri regulamentou o programa Vizinhança em Guarda, que visa aumentar a percepção da sensação de segurança, a partir da prevenção de delitos. Segundo a gestão, por se tratar de uma iniciativa no qual a participação se dá pelo voluntariado, sua implementação é possível em qualquer bairro. 

"A partir do pedido das pessoas interessadas, formará grupos que receberão palestras de sensibilização, na qual integrantes da Guarda Civil Municipal irão esclarecer sobre o desenvolvimento do programa e marcar uma reunião de implantação", apontou.

Mudança de comportamento 

A prefeitura afirmou ainda que, além de aproximar a comunidade da Guarda Civil Municipal, "uma das principais características é o estímulo à mudança de comportamento das pessoas em razão de ações de prevenção primária com efeitos de dimensão pessoal e coletiva, criando, portanto, uma rede de autoproteção".

Mais informações sobre o programa na Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (11 4199-1400). 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 01 Julho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/