Operação identifica 20 casos de exercício ilegal da profissão de corretor em Barueri
Ação aconteceu em um plantão de vendas no dia 28. O endereço não foi divulgado
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
No dia 28, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de SP (CRECISP) realizou uma operação especial em Barueri contra casos de exercício ilegal da profissão de corretor.
A ação, que teve o auxílio da Polícia Militar e oficiais de justiça, verificou em um plantão de vendas a presença de 20 pessoas em situação irregular, chamados de pseudocorretores. Segundo o órgão, o endereço do local não foi divulgado por conta da Lei Geral de Proteção.
“Pseudocorretores são pessoas que se apresentam para o cliente como corretor de imóveis, porém não são inscritos no CRECI, ou seja, estão trabalhando de forma irregular. Essas pessoas são autuadas por exercício ilegal da profissão e respondem a um processo administrativo e também processo criminal por infringência do artigo 47 da Lei de Contravenções Penais nº 3.688/41, com pena de prisão simples, de quinze dias a três meses, ou multa”, explicou o órgão à reportagem.
Fiscalização
Segundo o CRECISP, foram realizadas 65 fiscalizações em plantões de vendas em Barueri neste ano.
“O CRECISP orienta a sempre procurar um corretor de imóveis regular para compra, venda ou locação de imóveis, pois é por meio de um profissional habilitado que a transação imobiliária se torna segura. Para ter a certeza que está tratando com um corretor de imóveis regular, é importante solicitar a carteira de inscrição no CRECI”, destacou.