São Paulo | 21ºC
Ter, 06 de Outubro
clima

Onda de frio faz temperaturas despencarem no fim de semana

Em Barueri e Santana de Parnaíba, o clima começa a mudar no sábado (29), com previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite 

27 jun 2024 - 08h32   atualizado em 02/12/2025 às 09h53
Onda de frio faz temperaturas despencarem no fim de semana Na segunda-feira, 1º de julho, a região pode registrar a temperatura mais baixa do ano (Foto: Benjamin Sepulvida/SECOM)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

A chegada de uma forte frente fria neste final de semana promete provocar uma queda brusca de temperatura em várias regiões do Brasil. Este fenômeno climático marcará a primeira queda acentuada de temperatura do inverno de 2024, trazendo frio intenso especialmente para São Paulo, onde podem ser registrados recordes de temperatura entre domingo e a próxima segunda-feira, 1º de julho.

A nova frente fria rompe um ciclo de dias quentes que perdurou desde 5 de maio até 24 de junho, particularmente na faixa central do país. Durante este período, a umidade relativa do ar manteve-se reduzida por vários dias, com algumas regiões registrando níveis abaixo de 20%.

Em Barueri e Santana de Parnaíba, o clima começa a mudar no sábado (29), com temperaturas máximas de 26ºC e mínimas de 17ºC, além de previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite. O domingo (30) será marcado por frio intenso, com a máxima não ultrapassando os 16ºC e a mínima chegando a 12ºC. Na segunda-feira, 1º de julho, a região pode registrar a temperatura mais baixa do ano, com máxima de 15ºC e mínima de 9ºC.

Moradores de diversas regiões devem se preparar para o frio, com recomendações para reforçar agasalhos e cuidados com a saúde, especialmente entre crianças e idosos.

A mudança no clima traz um alívio temporário para a seca que afetou a região central do Brasil, mas também demanda precauções para enfrentar as baixas temperaturas e possíveis chuvas associadas à frente fria. 

Leia Também
Embalagem de material radioativo é localizada em SP
Segurança nuclear Embalagem de material radioativo é localizada em SP
Região Oeste da Grande SP sai das urnas com 12 representantes eleitos
Bancada regional Região Oeste da Grande SP sai das urnas com 12 representantes eleitos
Sete ex-prefeitos da região conquistam vagas na Alesp e na Câmara Federal
PROTAGONISMO REGIONAL Sete ex-prefeitos da região conquistam vagas na Alesp e na Câmara Federal
Região elege seis nomes para a Câmara dos Deputados
BANCADA 2027 Região elege seis nomes para a Câmara dos Deputados
Roda Rico terá programação infantil gratuita no feriado do Dia das Crianças
DIVERSÃO EM FAMÍLIA Roda Rico terá programação infantil gratuita no feriado do Dia das Crianças
Enel monta operação especial para eleições e promete atendimento prioritário em locais de votação
Eleições 2026 Enel monta operação especial para eleições e promete atendimento prioritário em locais de votação
SP reúne 15 experiências de turismo inclusivo em novo guia
TURISMO SP reúne 15 experiências de turismo inclusivo em novo guia
Após chuvarada de setembro, Cantareira deixa faixa de alerta
RESERVATÓRIOS Após chuvarada de setembro, Cantareira deixa faixa de alerta
Corpo de Lito Sousa será velado nesta sexta (2) em cerimônia aberta ao público
Despedida Corpo de Lito Sousa será velado nesta sexta (2) em cerimônia aberta ao público
USP entra pela primeira vez na lista das 150 melhores universidades do mundo
RECONHECIMENTO USP entra pela primeira vez na lista das 150 melhores universidades do mundo
Mais Lidas
Interdições na Castello Branco e em acesso a Alphaville seguem até domingo (4)
TRÂNSITO Interdições na Castello Branco e em acesso a Alphaville seguem até domingo (4)
Região Oeste da Grande SP elege seis deputados estaduais; Rogério Lins é o mais votado
Representatividade Região Oeste da Grande SP elege seis deputados estaduais; Rogério Lins é o mais votado
Após chuvarada de setembro, Cantareira deixa faixa de alerta
RESERVATÓRIOS Após chuvarada de setembro, Cantareira deixa faixa de alerta
Futura usina de lixo de Barueri terá reunião aberta sobre créditos de carbono
URE Futura usina de lixo de Barueri terá reunião aberta sobre créditos de carbono