Obra do Viaduto da Araguaia será entregue em até 20 dias, diz prefeito de Barueri Rubens Furlan

Empreendimento promete desafogar trânsito de Alphaville e Tamboré (Foto: Michela Brígida;/Folha de Alphaville)

Aguardada com ansiedade pelos moradores de Alphaville, a obra do Viaduto da Araguaia está prestes a ser inaugurada pela administração municipal de Barueri. De acordo com o prefeito Rubens Furlan, o empreendimento será entregue, no máximo, em até 20 dias.

Com um investimento de mais de R$ 38 milhões, o Viaduto foi construído pelo sistema de pré-moldado, com duas faixas de rolagem em cada sentido e pistas elevadas. Poderá ser usado para o tráfego de veículos pesados, tem formato de "S" e soma 7,3 metros de largura, com extensão total de 680 metros. O ponto mais alto terá 11 metros de altura variável. 

A obra sobre a Alameda Araguaia completa o minianel viário formado pela interligação com a alça de acesso e viaduto sobre a rodovia Castello Branco (km 22,3), avenida Sylvio Honório Álvares Penteado, avenidas Tucunaré e Paiol Velho. "O Viaduto ajudará muito no tráfego da região, pois eliminaremos o cruzamento da via. Assim, vamos desafogar a entrada e saída de veículos na região de Alphaville e Tamboré, atingindo até Santana de Parnaíba", disse o prefeito Rubens Furlan, em entrevista à reportagem. 

Ainda segundo o gestor, o atraso na entrega do empreendimento se deve a impasses com a Enel, distribuidora de energia, devido à solicitação do aterramento dos fios elétricos que tinham anteriormente no local. Além disso, o projeto teve também que ser ajustado, pois estava afetando irregularmente um terreno vizinho.

Sistema viário
Ciente de que o Viaduto da Araguaia é apenas uma medida paliativa no que tange os problemas do trânsito na cidade, principalmente em Alphaville, o prefeito Rubens Furlan afirma que vem buscando junto ao Estado e à concessionária CCR ViaOeste a construção de marginais entre rodovia Castello Branco até o bairro Aldeia da Serra. "Nosso maior problema se dá na entrada da Castello. Se for feita essa obra no local, o trânsito aqui diminuirá muito, só travaria se houvesse um acidente grave na via", explicou.
Enquanto há um trâmite entre a administração paulista e a concessionária do trecho, sobre uma eventual renovação do contrato de concessão, o gestor afirma que já está contratando uma equipe técnica para a viabilidade da instalação de ciclovias.

Ciclovias​

A princípio, o projeto da administração barueriense tem como objetivo implantar ciclovias que interliguem diversos bairros do município. "Temos uma topografia diferenciada, um pouco acidentada, mas acredito que dê para fazer faixas de Alphaville até o Jardim Tupâ, toda a parte do Silveira, pela Aldeia, indo pelo Jardim Maria Helena, Parque Viana, Jardim Paulista e na avenida Exército Brasileiro", contou Furlan. 

O planejamento técnico da proposta deve ter início em agosto. A previsão é de que a partir do próximo ano, sejam iniciadas as obras para a execução do projeto.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 21 Novembro 2019

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário