Sexta, 26 Abril 2024

Cidades

Na “Hora do Planeta”, Barueri e Santana de Parnaíba apagam as luzes

Cidades

Na “Hora do Planeta”, Barueri e Santana de Parnaíba apagam as luzes

 Iniciativa acontece no sábado (30), das 20h30 às 21h30, em prol da sensibilização sobre as mudanças climáticas

Pedalada da Hora acontece no domingo (31) em Barueri (Foto: Secom Barueri)

Em prol da sensibilização com as questões que envolvem as mudanças climáticas e os impactos no meio ambiente, Barueri e Santana de Parnaíba participam, neste sábado (30), da "Hora do Planeta". Entre as 20h30 e 21h30, as luzes dos principais órgãos públicos e empresas que aderiram à ação ficarão apagadas.

O evento que acontece no mundo inteiro é promovido pelo World Wide Fund for Nature (WWF) Brasil e já conta com 90 municípios confirmados. "Essa é uma campanha simples, mas que pode ter efeitos duradouros. Afinal, é fundamental a gente pensar mais na nossa relação com o meio ambiente, diminuindo o impacto que geramos no planeta e tendo mais consciência do mundo que vivemos", explica Ana Rafaela, cantora e embaixadora do evento.

Em Santana de Parnaíba, de acordo com a WWF, os espaços que terão as luzes apagadas durante o evento são o Monumento aos Bandeirantes (Estrada dos Romeiros), Igreja Matriz Santa Ana (Largo da Matriz) e a Praça 14 de Novembro, todos no Centro Histórico. Em Barueri, a administração municipal informou que as luzes da Praça das Bandeiras e Jubileu de Ouro, Monumento à Família, Fonte do Progresso, entre outros, serão apagadas.

Além de interromper o fornecimento de luz nas edificações, a Prefeitura de Barueri pretende reunir os apoiadores do movimento no Parque Municipal Dom José, localizado na Rua Ângela Mirella, nº 500, na Vila Porto. Durante os 60 minutos da ação, uma banda, contratada pela administração, tocará para os ativistas e moradores que estiverem no local.

A iniciativa continua no dia seguinte, domingo (31), com a Pedalada da Hora. Todos os ciclistas interessados devem comparecer à Via Parque, cruzamento com a Alameda Araguaia, na altura do número 2822, em Alphaville, às 9h, para pedalarem em prol da causa. A atividade tem como objetivo servir como um símbolo para que outros se conscientizem de que nossos hábitos interferem diretamente na natureza.

O movimento
O símbolo 60+, adotado pelo movimento, mostra que todas as horas devem ser consideradas "Hora do Planeta". A iniciativa nasceu em 2007, em Sidney (Austrália), e vem crescendo mais e mais desde então, ganhando adeptos em todo o mundo. Segundo a WWF – Brasil - organização sem fins lucrativos que encabeça a campanha no País -, na edição de 2018, aderiram à ação cidades de 188 países e territórios, fazendo com que mais de 17 mil ícones ou monumentos apagassem suas luzes em protesto. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/