Sábado, 20 Abril 2024

Cidades

Municípios consomem apenas 20% da água retirada de reservas

Cidades

Municípios consomem apenas 20% da água retirada de reservas

Na tendência nacional, utilização e vazão do recurso deve aumentar em Barueri e Santana de Parnaíba até 2030 

Obra do sistema Gênesis deve garantir fornecimento por mais 30 anos (Michela Brígida/Folha de Alphaville)

O aumento do consumo de água tratada será um dos fatores que devem ampliar os problemas decorrentes de estiagens prolongadas e do déficit de distribuição no país. Até 2030, o uso de água terá um crescimento de aproximadamente 24%, devido aos processos de urbanização, expansão da indústria e do agronegócio. Barueri e Santana de Parnaíba seguem a tendência nacional, sendo que atualmente, o consumo de água efetivo das cidades corresponde a apenas 20% da retirada.

Os dados fazem parte do estudo "Manual de Usos Consuntivos da Água no Brasil", divulgado na terça-feira (2), pela Agência Nacional de Água- ANA. Analisado pela reportagem, o documento mostra que a retirada total de água no Brasil para consumo foi de 2.083 (m³/s) em 2017, sendo que o principal destino desse recurso foi para a área do agronegócio, onde a irrigação respondeu por cerca de 52% do volume total (outros 8% foram utilizados na criação de animais). O abastecimento urbano representou 23,8% do consumo, sendo seguido pela indústria (9,1).

Apesar de também seguir a tendência de alta no consumo, as cidades de Barueri e Santana de Parnaíba apresentam diferentes valores quantos às áreas que mais retiram e fazem uso da água. O abastecimento urbano é responsável por mais de 80% da utilizavam da água nos municípios, sendo seguido pela indústria (média de 15%) e da mineração (cerca de 3%).

Comparativamente, Barueri é cidade que mais faz uso da água: 1,26878 m³/s de retirada, sendo que apenas 20,9% desse total é de fato consumido (0,26532 m³/s). Já em Santana de Parnaíba, são retirados cerca de 0,45803 m³/s de água, sendo que o consumido representa 21,2% desse total (0,09727 m³/s).

Obra
Ciente do aumento do consumo, Barueri e Santana de Parnaíba executam, em conjunto com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo- Sabesp, a obra do Sistema Gênesis, que tem como objetivo fazer uma ligação com a adutora do Sistema São Lourenço. A construção do empreendimento, que atualmente está na Via Parque, visa ampliar o abastecimento nos municípios. Conforme informou o prefeito Elvis Cezar anteriormente, de Parnaíba, a adutora garantirá o fornecimento de água por mais 30 anos.

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/