Quinta, 25 Abril 2024

Cidades

Municípios anotam queda de 23% em roubos e furtos de celulares

Cidades

Municípios anotam queda de 23% em roubos e furtos de celulares

Ocorrências reduziram de 350 para 268 na comparação entre o primeiro bimestre de 2018 e 2019 

Cidades tem média de 4,5 ocorrências envolvendo aparelhos por dia (Foto: Michela Brígida/Folha de Alphaville)

O número de roubos e furtos de celulares nas cidades de Barueri e Santana de Parnaíba, no primeiro bimestre neste ano, diminuiu cerca de 23%, na comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com dados coletados pela reportagem junto à Secretaria de Segurança Pública (SSP), as ocorrências reduziram de 350 para 268, uma média de 4,4 roubos por dia nos dois municípios juntos.

Barueri é cidade que mais anotou esse tipo de caso. Foram registradas 157 ocorrências de roubo nos Distritos Policias (DP's) da cidade nos dois primeiros meses do ano- 77 e 80, em janeiro e fevereiro, respectivamente. Já em relação aos furtos, foram anotados 67 casos, sendo 24 no primeiro mês do ano e 43 no segundo.

Em Santana de Parnaíba foram anotadas 24 ocorrências de roubo no primeiro bimestre, sendo 8 em janeiro e 16 em fevereiro. Os casos de furtos somaram 20 situações, sendo 11 no primeiro mês do ano e 9 no segundo mês.

As ocorrências de roubo registradas no 2º Distrito Policial de Barueri, que abrangem a área de Alphaville Tamboré, somaram 47 casos, que aconteceram em quantidade similar nos dois meses. O total de furtos corresponde 24 ocorrências.

De acordo com o delegado Ednelson de Jesus Martins, do 2º DP, as situações de furtos e roubos de celulares são as ocorrências mais frequentes anotadas na região de Alphaville/Tamboré. "Orientamos as pessoas a registrarem o Boletim de Ocorrência para que possamos averiguar os casos e identificar os infratores", explica.
Ainda segundo o delegado, a polícia Civil age em conjunto com a Polícia Militar e as Guardas Municipais para evitar essas situações.

Bloqueio de celulares
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começou, nesta semana, a fazer o bloqueio de mais de 50 mil celulares sem certificação, conhecidos como "aparelhos piratas" no Estado de São Paulo. Os equipamentos são enquadrados nessa categoria quando não possuem certificados da agência ou então que tenham o chamado IMEI— que é o número de identificação do aparelho — adulterado, clonado ou que tenha passado por outras formas de fraude.

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/