São Paulo | 22ºC
Sex, 09 de Outubro
Plano São Paulo

Municípios aguardam parecer do governo para manter região na fase laranja

Cidades alegam que taxa de ocupação de leitos atual permitiria a permanência nesta etapa nos fins de semana 

29 jan 2021 - 08h00   atualizado em 02/12/2025 às 09h43
Municípios aguardam parecer do governo para manter região na fase laranja Associações alegam que bares e restaurantes não aumentam casos da Covid-19 (Foto: Divulgação)
Os prefeitos das 11 cidades que compõem o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste (Cioeste), o que inclui Barueri e Santana de Parnaíba, decidiram, na segunda-feira (25), solicitar um estudo técnico para manter a região na fase laranja do Plano São Paulo também aos fins de semana.

É que nos dias 30, 31 de janeiro e 6 e 7 de fevereiro, o governo de São Paulo determinou que todo o estado fique na fase vermelha, em que só estão autorizados a funcionar serviços essenciais. Já na fase laranja, bares não podem abrir e demais serviços funcionam com restrições de horários e capacidade.

À reportagem, o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, afirmou que o prefeito de Osasco e presidente do Cioeste, Rogério Lins, apresentou alguns dados da região. "Os gestores alegam que o índice de ocupação atual de leitos Covid permitiria que a área fique na fase laranja mesmo nos fins de semana", apontou. 

Segundo ele, os dados foram entregues e uma resposta será dada em breve.

Comércio
A decisão de regredir a região para a fase laranja não agradou representantes do comércio local. É o caso do Sindicato Empresarial de Hotéis, Restaurantes e Bares (SinHoRes Osasco - Alphaville e Região). Para o presidente Edson Pinto, o maior problema foi decretar o fechamento do setor sem nenhum tipo de contrapartida ou apoio. 

"Acreditamos que os prefeitos conseguirão equilibrar economia e saúde, flexibilizando a fase laranja, de modo a permitir o funcionamento até as 22h pelo menos e a abertura aos finais de semana. A categoria espera que até o fim de semana seja revertida essa situação", destacou.

O prefeito de Barueri, Rubens Furlan, disse que concorda com a posição do governo, mas acredita que o aumento de casos está relacionado a aglomerações, viagens e festas. "Minha opinião é que restaurantes podem ficar abertos até as 22h, sem aglomerações e seguindo a orientação da vigilância". Santana de Parnaíba não respondeu até o fechamento da edição. 

Covid-19 na região

Nesta quarta-feira (27), segundo dados da gestão, Barueri registrou um total de 11.841 casos confirmados da Covid-19 e 468 óbitos. 99 pacientes estão internados no Hospital Municipal e no pronto-atendimento do Jd. Paulista.

Já em Santana de Parnaíba, de acordo com dados de quinta-feira (28), chegou a 6.201 ocorrências e 146 mortes. 54 pessoas estão hospitalizadas e a taxa de ocupação de leitos é de 50% no Centro de Combate ao Coronavírus.

Leia Também
'O Pequeno Príncipe' terá concerto gratuito na Sala São Paulo neste domingo (11)
Cultura 'O Pequeno Príncipe' terá concerto gratuito na Sala São Paulo neste domingo (11)
Castello Branco espera 1,08 milhão de veículos no feriadão
Feriado prolongado Castello Branco espera 1,08 milhão de veículos no feriadão
Feriado de 12 de outubro altera serviços públicos e bancos; veja o que abre e fecha
Expediente Feriado de 12 de outubro altera serviços públicos e bancos; veja o que abre e fecha
Engavetamento com cinco veículos causa 10 km de congestionamento na Castello Branco
TRÂNSITO Engavetamento com cinco veículos causa 10 km de congestionamento na Castello Branco
Linhas 1-Azul e 5-Lilás do metrô de SP amanhecem com falhas na manhã desta sexta-feira
Transtorno Linhas 1-Azul e 5-Lilás do metrô de SP amanhecem com falhas na manhã desta sexta-feira
Mostra 3M de Arte tem obras gigantes e interativas para o Dia das Crianças no Villa-Lobos
PASSEIO Mostra 3M de Arte tem obras gigantes e interativas para o Dia das Crianças no Villa-Lobos
Cinco corpos encontrados em sacos levantam suspeita de serial killer em SP
INVESTIGAÇÃO Cinco corpos encontrados em sacos levantam suspeita de serial killer em SP
Rodoanel Oeste deve receber 911 mil veículos no feriado de Nossa Senhora Aparecida
ESTRADAS Rodoanel Oeste deve receber 911 mil veículos no feriado de Nossa Senhora Aparecida
Elvis volta aos palcos em espetáculo que chega a São Paulo no final de outubro
REI DO ROCK Elvis volta aos palcos em espetáculo que chega a São Paulo no final de outubro
Tio de Guilherme Boulos morre após ser atropelado em briga de trânsito em SP
VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO Tio de Guilherme Boulos morre após ser atropelado em briga de trânsito em SP
Mais Lidas
Região Oeste da Grande SP elege seis deputados estaduais; Rogério Lins é o mais votado
Representatividade Região Oeste da Grande SP elege seis deputados estaduais; Rogério Lins é o mais votado
Após chuvarada de setembro, Cantareira deixa faixa de alerta
RESERVATÓRIOS Após chuvarada de setembro, Cantareira deixa faixa de alerta
Cinco corpos encontrados em sacos levantam suspeita de serial killer em SP
INVESTIGAÇÃO Cinco corpos encontrados em sacos levantam suspeita de serial killer em SP
Interdições na Castello Branco e em acesso a Alphaville seguem até domingo (4)
TRÂNSITO Interdições na Castello Branco e em acesso a Alphaville seguem até domingo (4)