Sábado, 27 Abril 2024

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Moradores usam as redes sociais para reclamar de água com mau cheiro e gosto ruim

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Moradores usam as redes sociais para reclamar de água com mau cheiro e gosto ruim

Segundo a empresa, apesar do desconforto gerado, a água não traz riscos à saúde da população

Segundo a empresa, verificou-se o surgimento de substâncias causadoras de gosto e odor na água bruta do Sistema São Lourenço, que abastece toda a região (Foto: Michela Brígida/Arquivo Folha de Alphaville)

Nesta semana, moradores de Alphaville reclamaram nas redes sociais sobre a presença de um gosto e cheiro diferente na água que chegava nas torneiras das casas. Segundo relatos, o problema foi identificado em vários residenciais e prédios do bairro, como o Alphaville 2, 4, 6, no Resort Tamboré e no Alpha Vita. 

"Há uns dias tenho sentido um gosto diferente na água. Achei que deveria trocar o filtro até que uma vizinha acabou questionando também sobre o cheiro. Enfim, aqui no condomínio onde moro vários moradores questionaram o mesmo problema e segundo a administração as caixas estão limpas", destacou uma moradora. 

"Faz um tempo que estamos sentindo além do cheiro o sabor também, principalmente no café e no arroz. Estamos utilizando água mineral", apontou outra pessoa. 

À reportagem, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informou que, nos últimos dias, verificou-se o surgimento de substâncias causadoras de gosto e odor na água bruta do Sistema São Lourenço, que abastece toda a região. "Foram feitas adaptações no processo de tratamento de água", disse. 

Riscos

Ainda de acordo com informações da Sabesp, apesar do desconforto gerado com a situação, a água não traz riscos à saúde da população, podendo ser consumida normalmente.

"Acompanhamos a qualidade da água em toda a extensão dos mananciais, antes e após o bombeamento, em todas as etapas do processo de tratamento, em reservatórios intermediários e também nas redes de distribuição, cumprindo os padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde (Portaria GM/MS nº 888) e que normalizam a qualidade da água em território nacional", enfatizou. 

Os moradores podem fazer reclamações e entrar em contato com a companhia pela Central de Atendimento (0800 055 0195) ou pelo WhatsApp (11 3388-8000). 

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