Moradora do bairro cria projeto Fios Mágicos Alphaville voltado às crianças com câncer

Mais de 500 peças já foram confeccionadas e entregues para instituições (Foto: Michela Brígida/Folha de Alphaville)
Há seis meses, a moradora do bairro Renata de Camargo Menezes decidiu juntar sua vontade de ajudar crianças com câncer com a de outras voluntárias para criar o projeto Fios Mágicos Alphaville. Juntas, elas confeccionam gorros e perucas, inspiradas em personagens da Disney, para presentear aqueles que estão em tratamento oncológico. 

"A princípio era um projeto único, limitado a dez unidades, e tínhamos o desejo de enviar os gorros a algumas crianças, levando amor e aconchego. Entretanto, o impacto na comunidade local e a alegria dos que receberam foi tão grande, que nos estimulou a seguir. Hoje, mais de 500 peças já foram confeccionadas e entregues, com a ajuda voluntária preciosa de muitas mulheres que se uniram a nós", explicou Renata. 

Quatro instituições foram contempladas pelo projeto (Casa Ronald Mc Donald Moema, Brinquedoteca do Hospital Graacc, Hospital do Câncer de Sorocaba (GPACI) e o Centro Oncológico do Hospital Santa Marcelina). 

Para fazer o trabalho dar certo, as 27 voluntárias contam com um cronograma bem estruturado. "A cada 15 dias há uma reunião presencial e aberta na casa de alguma voluntária. Nos demais dias, vamos fazendo os gorros. Aos finais de semana, fazemos as entregas. Hoje nosso trabalho vai além da confecção de gorros. Nós entregamos mantimentos também, como cesta básica, leites especiais para as entidades que precisam", destacou.

Próximos passos
Segundo Renata de Camargo Menezes, a intenção é expandir cada vez mais esta iniciativa. "Todos os recursos que recebemos vêm de ações da própria comunidade, por meio de rifas, doações de lãs, linhas e outros artefatos. Estamos buscando parceiros que consigam angariar donativos de forma sistemática e que possam doar talentos nas muitas visitas que efetuaremos, com roda de leitura, oficinas de crochê, oficinas de maquiagem e mutirões de saúde da mulher", afirmou. 

"Ainda somos um pequeno grupo, mas a fluência rápida dos acontecimentos e repercussões nos faz acreditar que a força de pessoas de bem, cada uma doando o seu melhor, será capaz de gerar um projeto de enorme impacto positivo para o universo dessas crianças com câncer", finalizou Renata. O Instagram do grupo é fiosmagicosalphaville. 

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 10 Dezembro 2019

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário