Colégio Pentágono firmou parceria com Hospital Albert Einstein para adotar protocolos de saúde na retomada parcial das aulas presenciais (Foto: Divulgação)
Uma pesquisa feita recentemente pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e divulgada pela CNN Brasil revelou que 60% das escolas do país continuarão com ensino online em 2021. Segundo informações, 328 empresários do ensino infantil, fundamental, médio, superior, de cursos técnicos e livres participaram do estudo.
Em Alphaville, algumas escolas adotaram o ensino híbrido, com atividades feitas presencialmente e on-line, e devem seguir com esse modelo em 2021. É o caso do Colégio Pentágono. Desde outubro, a instituição retomou de forma gradual as aulas presenciais para 35% dos alunos matriculados, com carga horária presencial semanal reduzida e complementação online.
"A princípio, o plano para 2021 é manter a possibilidade de os alunos participarem das aulas tanto on-line como presenciais. O Pentágono está em constante contato com pais e comunidade escolar e todas as decisões serão tomadas sempre com base nas recomendações dos órgãos de saúde e governos", afirmou Denise Desiderá, diretora da Unidade Alphaville.
O Colégio Anglo Alphaville, que também adotou a modalidade híbrida e retomou as atividades presenciais em outubro para as famílias que optaram em enviar seus filhos, informou que ainda não sabe qual será a orientação para o início do ano letivo de 2021, já que suas condutas são pautadas pelas orientações dos órgãos governamentais.
"Estamos preparados para todos os cenários: on-line, presencial ou híbrido. Nosso trabalho on-line tem sido elogiado por nossas famílias e alunos. Temos um trabalho de avaliação da qualidade do ensino remoto que é constante e, por meio dele, nos pautamos para realizar eventuais melhorias ou ajustes", destacou a instituição.
Mackenzie Tamboré
Já o Colégio Mackenzie Tamboré afirmou que, para 2021, considera três modalidades de aulas que poderão ser adotadas em diferentes condições e cenários: aulas 100% presenciais, ensino híbrido e aulas remotas.
"Estamos atentos às diretrizes governamentais concernentes à pandemia e otimistas com as notícias das vacinas, que estão em suas fases finais de testes, com resultados bastante promissores. O Mackenzie está preparado, independentemente dos cenários apresentados, priorizando sempre a saúde de nossos alunos e colaboradores e mantendo o compromisso", disse Vera Maria Alves Mendes, diretora da unidade.