Cidades da região continuam em quarentena até o dia 15 de junho

Novas medidas foram anunciadas nesta quarta-feira (27) pelo governador João Doria (Foto: Governo do Estado de SP)

O governador de São Paulo João Doria anunciou nesta quarta-feira (27) o Plano São Paulo, um novo modelo de quarentena que entrará em vigor a partir da segunda-feira (1/6) em todo o Estado. O plano, que é chamado pelo governo de "retomada consciente", autoriza flexibilizações e aberturas econômicas progressivas, de acordo com as características de cada município. Barueri e Santana de Parnaíba, assim como os outros municípios da Grande São Paulo, seguirão apenas com o comércio essencial funcionando.

O plano apresentado é composto por cinco fases, que são determinadas pelo acompanhamento semanal da média da taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivas para pacientes contaminados pelo coronavírus e o número de novas internações no mesmo período. Segundo o governo, a reavaliação das regiões será feita após 14 dias do faseamento inicial.

A primeira fase do plano, de cor vermelha, em que a Grande São Paulo ficou classificada, é o alerta máximo. A fase dois, laranja, é a de controle, que possibilita a abertura de imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércios de rua e shoppings com restrições. O município de São Paulo foi enquadrado nesta etapa.

Há ainda a fase três, amarela, de flexibilização, com a abertura de um número maior de setores, como restaurantes, bares e similares ao ar livre e salões de beleza, a fase quatro, verde, com abertura de um número maior de setores em relação à fase três, e a fase cinco, azul, em que todos os setores voltam a funcionar mantendo medidas de distanciamento e higiene.

A cada 15 dias a região poderá se mover para fases menos restritivas. As fases poderão regredir conforme os indicadores sofram alterações.

"Ela [flexibilização] será possível nas cidades que tiverem redução consistente do número de casos, disponibilidade de leitos em seus hospitais públicos e privados e estiverem obedecendo o distanciamento social nos ambientes públicos, além da disseminação e do uso obrigatório de máscaras", afirmou Doria em coletiva de imprensa.

No site do Governo do Estado (https://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/planosp), é possível ter acesso a toda explicação do Plano São Paulo. 

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 26 Setembro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário