Sábado, 27 Abril 2024

Cidades

Em Barueri, casos de maus-tratos a animais têm aumento em 2022

Alerta Cidades

Em Barueri, casos de maus-tratos a animais têm aumento em 2022

Segundo a gestão, o crescimento foi de 18,42%. Neste ano, mais de 160 ocorrências já foram anotadas 

ONG SOS Pet Alpha atua no resgate e acolhimento de cães e gatos em situação de risco na região (Foto: Flavia Galdeano/SOS Pet Alpha)

Neste mês, acontece a campanha Abril Laranja de prevenção contra a crueldade animal. A iniciativa visa prevenir maus-tratos aos pets. Barueri registrou um aumento nas ocorrências deste tipo de 2021 para 2022. 

Segundo a prefeitura, no ano passado, foram 675 casos de maus-tratos a animais, sendo 496 atendidos pela Guarda Ambiental de Barueri e 179 pelo Centro de Proteção ao Animal Doméstico (CEPAD). Em 2021, o município registrou 570 ocorrências no total, crescimento de 18,42%. Em 2023, já foram registrados 166 casos de maus-tratos na cidade. 

À reportagem, a administração explicou que a guarda age na prevenção e na fiscalização de crimes e infrações ambientais, nas esferas penais e administrativas, e, diante da denúncia de maus-tratos, os guardas se dirigem ao endereço e realizam a verificação. 

"Em se constatando indícios de maus-tratos de natureza não grave, como, limpeza do ambiente ou tamanho da corrente, registramos o termo de orientação e estabelecemos prazo para que o responsável pelo animal promova readequações. Encerrado o prazo, os guardas retornam para averiguar o cumprimento das exigências", disse o subinspetor da Guarda Ambiental de Barueri, Adenilson Luz.

Até o fechamento da edição, a Prefeitura de Santana de Parnaíba não retornou sobre o assunto. 

Apoio à causa 

Renata Buono, responsável pela ONG Anjos dos Bichos (@anjosdosbichos) informou que até hoje quatro animais vítimas de maus-tratos foram tirados de casas onde não eram bem tratados. "Toda divulgação ajudando a conscientizar contra os maus-tratos ajuda muito", destacou.

Já Ana Luisa Carboni, presidente da SOS Pet Alpha (@sospetalpha), enfatizou que campanhas, como Abril Laranja, são de suma importância.

"Essa iniciativa serve para lembrar as pessoas de que a causa animal existe, que os animais de rua e os maus-tratos existem. Muitas vezes, não gostamos de falar disso, é um tema que gera desconforto, pois achamos que essas situações podem estar longe de nós, mas a verdade é que não estão", apontou. 

Denúncias 

As denúncias de maus- -tratos contra animais em Barueri podem ser feitas pelos telefones 153 ou (11) 4198-3205 (atendimento telefônico de emergência da GCM) e (11) 4706-3953 (Cepad II). 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/