Em Barueri, capacidade da saúde foi um dos fatores para nova liberação

Medida adotada em Barueri se antecipa ao Estado, que mantém município na fase laranja do Plano SP (Foto: Jorge Alexandre/Arquivo Folha de Alphaville)
A Prefeitura de Barueri se antecipou ao estado e publicou um decreto na quarta-feira (8) no Diário Oficial passando a cidade para a fase amarela do Plano SP. Essa mudança permite a reabertura de bares, restaurantes, salões de beleza e barbearias. Teatros, cinemas, salas de espetáculos e academias seguem fechados.

Mesmo com a mudança, o Estado mantém oficialmente o município na fase laranja do Plano SP, que permite apenas o funcionamento de comércios de rua, shoppings, escritórios, concessionárias e imobiliárias com restrições.

À Folha de Alphaville, a Prefeitura de Barueri explicou que a avaliação da evolução da pandemia e da capacidade do sistema de saúde foram determinantes para a nova liberação. 

"O número de casos confirmados, internações e óbito e a taxa de ocupação de leitos UTI Covid e quantidade de leitos UTI Covid para 100 mil habitantes qualificam a cidade a retomar as atividades econômicas na forma estabelecida para a fase 3 do Plano São Paulo", declarou a gestão. 

Nesta quinta-feira (9), Barueri registrou 3.203 casos confirmados da Covid-19 e 259 mortes. A média da taxa de ocupação de leitos UTI, segundo a prefeitura, foi de 69,1% de 28 de junho a 4 de julho.

Já Santana de Parnaíba informou que não mudará de fase por enquanto. "Vamos aguardar a decisão do Estado, em relação a mudança de fase". Até quarta (8), dados mais recentes publicado, Parnaíba tinha 1.267 infectados e 49 óbitos.

Novas regras
Segundo decreto publicado, os estabelecimentos em Barueri poderão funcionar em horários alternativos por, no máximo, 8 horas diárias e com limitação de entrada e permanência de pessoas a 40% da sua capacidade.

Assim como na fase laranja, os locais terão que seguir um protocolo sanitário da Coordenadoria de Vigilância em Saúde. A gestão informou que nenhuma nova medida de saúde foi incluída. 

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 26 Setembro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário