Descarte incorreto das máscaras pode aumentar risco de contaminação

Segundo a Prefeitura de Barueri, 10 mil máscaras foram entregues e outras 10 mil serão distribuídas (Foto:Bob Cruz/Secult)
Com a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial em locais públicos, em todo o Estado de São Paulo, para evitar a propagação do novo coronavírus (Covid-19), os moradores de Alphaville têm denunciado nas redes sociais o descarte errado deste tipo de lixo. 

"Diante de uma enorme preocupação com uma contaminação pelo vírus, ainda tem gente que tem essas atitudes. Não jogue seu lixo, máscaras e luvas no chão", disse um morador no Facebook. "Tenho feito minhas caminhadas desviando de máscaras", relatou outra também nas redes.

Em contato com a reportagem, a Prefeitura de Santana de Parnaíba disse que realiza campanhas de conscientização sobre o descarte correto das máscaras com os munícipes. Já Barueri afirmou que ainda não tem ações deste tipo, "mas vamos providenciar", destacou a gestão barueriense. 

Segundo o infectologista Fábio Junqueira, o principal risco ao jogar um equipamento de proteção na rua ou em local inadequado é que ele pode estar contaminado. "A máscara tem que ser jogada no lixo, de preferência, fechado e com a superfície que ficou no rosto coberta por um saco de papel ou plástico", explicou o especialista. 

Distribuição de máscaras
Desde que decretou o uso obrigatório de máscaras na cidade, a Prefeitura de Santana de Parnaíba tem entregado os equipamentos aos munícipes. Segundo a gestão, novas máscaras estão sendo confeccionadas pelo projeto Crescer, da Assistência Social, e devem ser entregues em regiões de maior vulnerabilidade social. "Mais de 50 mil serão distribuídas para a população, mas não há um prazo ainda", afirmou. 

Já Barueri disse que, por meio dos Núcleos de Moda, já produziu e distribuiu 10 mil máscaras. "Estão em produção outras 10 mil unidades". 

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 26 Mai 2020

Siga a Folha

INFORME SEU ENDEREÇO DE E-MAIL:

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário

No Internet Connection