Quinta, 25 Abril 2024

Cidades

De olho nos jogos de 2024, projeto em Barueri prepara iniciação paralímpica

Cidades

De olho nos jogos de 2024, projeto em Barueri prepara iniciação paralímpica

 Parceria da prefeitura com o Comitê Paralímpico Brasileiro capacitará professores de educação física do município

Vôlei sentado será uma das modalidades abordadas na Iniciação Paralímpica (Foto: Karina Borges/Secom Barueri)
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência. Como forma de atender e incluir este público, na quarta-feira (27), a Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, lançou o projeto de Iniciação Paralímpica, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro. 

O objetivo principal é capacitar profissionais de educação física da cidade para ampliar o atendimento e, consequentemente, descobrir novos talentos. Educadores que atuam nas Secretarias de Esporte, Educação, Mulher e dos Direitos da Pessoa com Deficiência receberão treinamento. 

"Barueri é a primeira cidade da região a fazer parte deste projeto. Acreditamos que a educação é a base de tudo, e temos que começar a incentivar o esporte desde a fase escolar para incluir e, quem sabe, encontrar atletas que serão de alto rendimento", destacou Naíse Pedrosa, vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), à Folha de Alphaville

"Queremos envolver mais pessoas, trazer novas técnicas, para que a gente possa atingir o objetivo que é não deixar ninguém de fora, para que todos nós sejamos iguais. Por meio do esporte é onde conseguimos mais sucesso na área da inclusão", afirmou o prefeito Rubens Furlan.

Cursos
O projeto, que começa a ser aplicado ainda este ano, será feito em três módulos: curso EAD "Movimento Paralímpico: fundamentos básicos do esporte", a aula presencial "Esporte Paralímpico na Escola: processos adaptativos" e o "modalidades". "Este último provavelmente será em maio e deverá ser composto pelos esportes golbol, bocha, vôlei e atletismo", disse Davi Farias Costa, coordenador de Educação Paralímpica Brasileira. 

Para Carlos Roberto da Silva, secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri, com a capacitação, muda também o "olhar" na cidade. "Aumentará a possibilidade de descobrir novos talentos. Se não for para o alto rendimento, que seja para a qualidade de vida destas pessoas", avaliou Silva. 

Newsletter
Não perca nenhuma notícia.

Inscreva-se em nossa newsletter gratuita.


Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.folhadealphaville.com.br/